Na manhã deste domingo (18.08.24), moradores do Parque Governador Rafael Fonteles no bairro Pedra Mole, na zona leste de Teresina fizeram uma manifestação reivindicando o termo de condição de posse de um terreno, que segundo populares, pertence à uma empresa privada e também a prefeitura de Teresina.
Segundo o morador Edy Tayllor, um dos líderes do movimento, o terreno está abandonado há muito tempo e já serviu de depósito de motos roubadas e restos de cadáveres. “Esse terreno já está abandonado há mais de vinte anos. É um terreno que já serviu de depósito de motos roubadas e cadáveres já foram encontrados nesse lugar. Este é um terreno com uma média de 1 hectare e nós já somos mais de 180 famílias cadastradas, entre elas 84 são mulheres, mães solteiras beneficiadas, assim como a dona de casa Maria, que é das moradoras dessa comunidade. Ela não tem casa para morar, vive de favor e hoje está aqui tentando lutar para uma casa para ela e para o marido”, destacou Edi.
O morador ainda destacou que seguranças particulares de uma empresa, que argumenta ser a dona do terreno, agridem as pessoas e agem com truculência para retirá-las do local.“ Os seguranças da empresa, que supostamente se diz ser a dona do terreno, nos agridem e temos várias filmagens e até BO(Boletim de Ocorrência) já foi feito. Nós já fomos ao Ministério Público, fizemos uma denúncia no órgão, porque o suposto dono da terra contratou uma equipe de seguranças e Policiais militares do Piauí e do Maranhão, para nos intimidar. Eles ficam usando armas para agredir a comunidade e tem situações que eles agridem até as mulheres com palavras de baixo calão”, complementou o morador.
Eduardo Alemão, outro morador daquela localidade, falou como é a realidade do povo que quer garantir o seu termo de posse do terreno. “As famílias estão ocupando aqui o terreno na região da Pedra Mole, um terreno que vai do Clube da PCD até a região do bairro HBV, são em torno de duzentos lotes. Aqui existem 180 famílias, pessoas carentes que moram de aluguel, moram de favor e que têm necessidade. Cerca de 50% dessas pessoas recebem Bolsa Família, são mães de família que estão à frente ocupando esse terreno. É uma geração jovem que querem um lugar para morar, mas durante esses dias aqui tem sofrido muita opressão”, reclamou Eduardo.
“A nossa ocupação se chama” Parque Governador Rafael Fonteles”, porque a gente sabe que ele é uma pessoa que hoje está buscando desenvolvimento do nosso país, do nosso Estado e a gente está aqui também fazendo uma homenagem à ele nesse sentido. Nós queremos também desenvolver essa região, que é tão carente, porque as pessoas que estão aqui, não têm casas . Nós queremos também dizer que é sobre esse direito de moradia, que as pessoas precisam, porque a população que está aqui, não tem para onde ir e precisa de um lugar para morar e constituir a sua família”, destacou Edmundo Alemão.
O PortalVerdesCampos.com entrou em contato com a prefeitura de Teresina, que enviou a seguinte nota de esclarecimento:
Nota à imprensa
"A ETURB informa que atua na regularização fundiária de áreas pertencentes à Prefeitura de Teresina e que, até o presente momento, não existe previsão de regularização fundiária para o núcleo urbano citado, pois trata-se de uma ocupação irregular não consolidada, em área particular".
Mín. 22° Máx. 40°