
A Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), reabrem no próximo dia 12, sexta-feira, às 10h, o Borboletário do Cariri. O projeto faz parte do Programa Cientista Chefe, do Governo do Ceará, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. A abertura do equipamento acontece no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, no Mirante do Caldas, em Barbalha.
A proposta do Borboletário do Cariri é contribuir com a educação ambiental, formação de pessoal e geração de informações para o conhecimento e a conservação da biodiversidade. O equipamento está alinhado com cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas, incluindo saúde e bem-estar, através de ações que proporcionem lazer em áreas verdes, trazendo bem-estar físico e psicológico. Além desses pontos, também fortaleçam a educação de qualidade, igualdade de gênero, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, uma vez que promove educação como ferramenta de ressocialização para jovens infratores e socialmente vulneráveis, que fazem visitas mediadas ao espaço.

O projeto do Borboletário teve início em 2021, durando até o ano de 2023. Nesse período, 3.793 espécimes pertencentes a 19 espécies foram criadas no Borboletário, recebendo um total de 48.014 visitantes provenientes de todos os estados do Brasil e de 26 países. Além disso, promoveu dois cursos, o “Criando Borboletas” e “Animais Perigosos”, com professores da Urca. Nessa segunda etapa do projeto, 21 espécies serão criadas. Em relação às pesquisas desenvolvidas, serão realizados estudos sobre polinização e o ciclo de vida de duas espécies de borboletas que ocorrem na Chapada do Araripe.
Outra proposta trabalhada pelo Borboletário é a disseminação do conhecimento através da educação ambiental para um público diverso, democratizando a ciência. O equipamento recebe grupos de dez pessoas por vez, em um tempo de cinco minutos para visitação, acompanhados por um monitor.
Meio Ambiente Municípios firmam acordo com MPPI para encerrar lixões e ampliar gestão adequada de resíduos
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Fiscalização Polícia Ambiental apreende 40 aves silvestres mantidas irregularmente em Buriti dos Lopes
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Lixão a céu aberto Moradores de Boqueirão do Piauí clamam por solução diante de lixão a céu aberto
Temporal Temporal com fortes ventos causa danos e assusta moradores em Piracuruca-PI
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Projeto da Semarh utiliza tecnologia para plantio de mudas e reflorestamento de áreas degradadas pela desertificação em Gilbués Mín. 21° Máx. 35°