Domingo, 22 de Setembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Cirurgias Suspensas

Cirurgias ortopédicas são suspensas no HUT por falta de material

Pelo menos 50 cirurgias deixaram de ser realizadas e a regulação foi suspensa até regularizar os materiais. Fundação Municipal de Saúde informou que empresas fornecedoras estão enfrentando dificuldades para obter os insumos necessários.

02/05/2023 às 16h29
Por: Gil Costa Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Hospital de Urgência de Teresina - Foto reprodução da internet
Hospital de Urgência de Teresina - Foto reprodução da internet

Pelo menos 50 cirurgias ortopédicas deixaram de ser feitas desde a última sexta-feira (28) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por falta de material. Segundo apurações nesta terça-feira (2) não havia nenhuma caixa de placas e parafusos, por isso nenhuma cirurgia foi feita. A unidade é referência em atendimentos de pacientes vítimas de traumas e em cirurgias ortopédicas para todo o Piauí.

 Procurada, a Fundação Municipal de Saúde informou que empresas fornecedoras estão enfrentando dificuldades para obter os insumos necessários.

  A denúncia foi feita na Câmara Municipal de Teresina pelo vereador Leonardo Eulálio (PL). A principal causa seria a falta de pagamento a fornecedores desses materiais, que antes era realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foi centralizada na Secretaria de Finanças.

 Nesta terça-feira (2), os vereadores aprovaram o retorno da Central de Licitações para a FMS para compra de medicamentos e produtos.

 De acordo com o vereador Leonardo Eulálio, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, fará uma nova visita ao hospital e solicitou que a presidente da FMS, Clara Leal, faça uma nova negociação com as empresas fornecedoras de materiais para que as cirurgias retornem.

 Somente no feriado dessa segunda-feira (1º), 31 cirurgias foram suspensas e hoje nenhuma foi feita. Uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) está sendo realizada na Câmara para apurar quais as irregularidades e dificuldades que a FMS, já que muitos hospitais municipais estão tendo problemas com falta de materiais.

 A Fundação Municipal de Saúde esclarece que as empresas que fornecem os materiais - OPMEs (orteses, próteses e materiais especiais) para o Hospital de Urgência de Teresina já estão agendadas, com a FMS, para ver as pendências e regularização do fornecimento. No momento, apenas duas empresas estão conseguindo junto aos fabricantes os insumos necessários para o HUT.  As  demais empresas contratadas, via chamamento público,  alegam dificuldades para conseguir os insumos junto aos fabricantes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias