
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9759/18 , que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Vinhos e Derivados da Viticultura (cultivo da uva).
O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), recomendou a aprovação do texto. “O cultivo da uva e a destinação da produção ao consumo in natura ou à transformação em sucos, vinhos e derivados são atividades relevantes em várias localidades”, afirmou.
“Essa política dedicada ao setor poderá trazer benefícios para agricultores, processadores e consumidores, com incremento da qualidade, dinamismo do mercado interno e ampliação das exportações”, completou Hamm.
Diretrizes
Conforme o texto aprovado, a política nacional terá diretrizes como:
- o aproveitamento das diversidades cultural e ambiental do País;
- a sustentabilidade da viticultura; e
- o estímulo às economias locais.
O projeto prevê ainda crédito rural para a produção, o processamento e a comercialização de derivados da viticultura; assistência técnica e extensão rural; zoneamento da produção; e padronização de uvas, vinhos e derivados.
Entre outras ações, o governo deverá incentivar o enoturismo e a implantação de rastreabilidade de vinhos produzidos, além de combater fraudes e falsificações.
Segundo o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), autor da proposta, a política nacional é fundamental para aumentar a competitividade e a renda dessa cadeia produtiva. Ele defendeu foco na produção de vinhos e derivados, devido à rentabilidade.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário
Câmara Comissão aprova pena maior para indução ao suicídio em casos de relação tóxica ou estelionato sentimental
Câmara Comissão aprova proibição de usucapião por marido agressor quando mulher fugir de violência Mín. 23° Máx. 37°