O projeto, que realiza visitas três vezes por semana, está com inscrições abertas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) está com inscrições abertas para o projeto social CãoTerapia. A iniciativa contempla escolas, faculdades, hospitais e instituições sociais que atendam crianças e adolescentes com necessidades especiais que queiram receber a visita dos cães de resgate da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE. O objetivo é potencializar a aprendizagem dos alunos e proporcionar um ambiente agradável de convívio para o público.
Para se inscrever, gratuitamente, basta enviar um e-mail para o endereço: [email protected]. O projeto realiza visitas às instituições três vezes por semana, conforme agendado previamente junto à equipe do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE. As atividades junto aos cães atendem a objetivos diversos, do controle da ansiedade e da agressividade, através da até facilitação da leitura.
Conforme o comandante da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE, capitão Eliomar Alves, “os cães utilizados no projeto são classificados como terapeutas. Ou seja, são treinados, adestrados, têm comportamento adequado, aceitam interação, tem protocolo sanitário ampliado, são saudáveis e passam por higienização antes do atendimento”. Para atingir esse intento, são utilizados cães de raças específicas, como Border Collie, Labrador e Braco Alemão.
“Os cães terapeutas são treinados diariamente. Para que nunca, durante sua vida, ocorra nenhum episódio de agressão. Todos os cães são dóceis. Por isso, eles têm contato com as crianças. Eles são cães que ficam calmos em qualquer situação. Durante a terapia eles não latem para não assustar as crianças e mantê-las calmas durante a atividade de estimulação do Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, garante o comandante do CBCães, o capitão Eliomar Alves.
Nessa segunda-feira (28), quem recebeu a visita do CBCães foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza (APAE). A instituição, situada no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, foi visitada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros e pelos cães Nala e Iara, fêmeas das raças labrador e braco alemão.
“Ficamos impressionados aqui, porque ela morre de medo de cachorra até do Sky (cão que tem como tutora a mãe da aluna), quando ele chega perto dela, ela fica toda medrosa. E aí, na foto, está super de boa com o cachorro. Que coisa maravilhosa que vocês conseguiram, viu?! Muito obrigada por tudo e que Deus abençoe”, testemunhou Socorro Vidal, a mãe da Talita, que aparece na foto acima ao lado da Nala.
Mín. 21° Máx. 31°