
O Senado pode votar na terça-feira (4) o projeto de lei complementar que tem o objetivo de simplificar o sistema tributário e facilitar o cumprimento das obrigações do contribuinte. O PLP 178/2021 é um dos ítens da Ordem do Dia da sessão plenária do Senado, que começa a partir das 14h.
A ideia do Estatuto de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias é padronizar legislações e sistemas de tributação, além de reduzir custos para as administrações das unidades federadas e para os contribuintes.
O projeto foi apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB) quando ainda era deputado, e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em 21 de março o PLP na forma do relatório do senador Alan Rick (União-AC).
Outro projeto incluído na pauta, com pedido de urgência pendente, é o que define mecanismos de avaliação e de revisão dos incentivos e benefícios fiscais concedidos a empresas pela União, e que resultem em diminuição da arrecadação ou aumento de despesas.
De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), o PLP 41/2019 possui dois eixos principais: a obrigação de avaliar os benefícios e os incentivos fiscais e a fixação de metas para os benefícios, que não serão renovados caso as metas não sejam atingidas.O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).
Se as autoridades sabatinadas pela manhã na CAE e pelaComissão de Serviços de Infraestrutura (CI) tiverem suas indicações aprovadas, a pauta do Plenário já está prevendo que os nomes sejam analisados e votados à tarde. Entre eles, está o do economista Gabriel Muricca Galípolo para a diretoria de política monetária do BC. A CAE sabatina o indicado para a diretoria do Banco Central do Brasil (BC) na terça-feira (4) pela manhã . A CI analisa nomes indicados para a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com reunião também pela manhã.
Senado Federal Wellington Fagundes defende proibição de bloqueio de recursos de agências
Senado Federal Lei cria órgão monitorar decisões internacionais sobre direitos humanos
Senado Federal Projetos reajustam bolsa de médicos residentes Mín. 22° Máx. 36°