
A etapa do programa Do Piauí para o Mundo em Singapura foi marcada por uma intensa agenda de atividades acadêmicas e vivências culturais. No Institute of Technical Education (ITE College East), 20 estudantes e quatro professores da Rede Pública Estadual participaram de formações voltadas ao aprofundamento em Inteligência Artificial Generativa, Robótica e Inovação Tecnológica.
Durante as atividades, os intercambistas tiveram contato com ferramentas desenvolvidas pela Google, explorando aplicações práticas para organização de estudos, produção de conteúdos e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Os participantes também integraram workshops de Robótica e experiências em espaços makers. Em duplas, montaram e programaram robôs para uma competição prática e dinâmica que estimulou o trabalho colaborativo, raciocínio lógico, criatividade e aplicação de conhecimentos técnicos.
A programação incluiu ainda visitas a iniciativas voltadas à inovação e à sustentabilidade, entre elas a Hyundai Singapura, onde os estudantes conheceram projetos e soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

A dimensão cultural também fez parte da experiência. O grupo visitou importantes pontos da cidade, como a Galeria Nacional de Singapura e a Sustainable Singapore Gallery. Em outro momento, os intercambistas utilizaram o metrô até o National Stadium, passaram pelo Museu do Esporte de Singapura e encerraram o dia no East Coast Park, em atividades de lazer e integração.
Yasmin Carvalho, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade, em Campo Maior, destacou a importância da experiência. “Foram 30 dias incríveis, com muito aprendizado em tecnologia. Também conhecemos a história de Singapura e como o país se desenvolveu. É uma experiência que vamos levar para a vida”, afirmou.
O professor Sávio Rodrigues, do Ceti Lucas Meireles, ressaltou o impacto da vivência para educadores e estudantes. “Foi uma jornada de muito aprendizado para todos nós. Sem dúvidas, uma experiência enriquecedora. Voltamos para casa com novos conhecimentos e muitas memórias para compartilhar com todos”, avaliou.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a experiência internacional representa um marco na trajetória dos estudantes da Rede Pública Estadual. “Este é o último grupo de vencedores da edição de 2025 do maior hackathon de escolas públicas do mundo que estão realizando intercâmbio. Ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual vivenciaram essa experiência, conectando a educação pública do Piauí às melhores práticas internacionais”, destacou.

As delegações do programa passaram por países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura, consolidando a iniciativa como uma das maiores políticas de intercâmbio educacional da rede pública brasileira.
Todas as despesas, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, foram integralmente custeadas pelo Governo do Estado, garantindo que os estudantes tivessem acesso a uma formação internacional de alto nível.
Piauí Estudantes da rede estadual são aprovadas no IMPA Tec, referência em Matemática no Rio de Janeiro
Piauí Estudante da rede estadual de ensino supera deficiência e conquista vaga no Curso de Jornalismo da Uespi
Educação Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer Mín. 21° Máx. 23°