
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a 60 km/h. Segundo o órgão, o risco de problemas como queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo, mas exige atenção.
O aviso vale para todos os estados da região Norte, além de São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e grande parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte do Paraná.
Enquanto isso, Mato Grosso do Sul e os estados da região Sul devem enfrentar dias de muito calor na última semana de janeiro. As temperaturas mais altas estão previstas entre terça (27) e quarta-feira (28). De acordo com o Inmet, um sistema de alta pressão atua nessas áreas após a passagem de uma frente fria, o que reduz a formação de nuvens e dificulta a ocorrência de chuvas.
Com isso, o calor tende a se intensificar no Sul do país até pelo menos quarta-feira (28). O Inmet não descarta a formação de uma onda de calor, quando as temperaturas ficam 5 °C acima da média histórica, especialmente no Rio Grande do Sul.
Segundo o Climatempo, a semana também será marcada por temporais típicos de verão em várias partes do Brasil. Após episódios recentes da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), agora é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se aproxima, levando mais chuvas ao Nordeste.
A MetSul Meteorologia alerta para risco de chuva forte e volumosa nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, principalmente no sul mineiro, nordeste paulista e região serrana do Rio, com chance de alagamentos e inundações.
Sul
Calor intenso e pouca chuva no início da semana. Temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média, com chance de onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul.
Sudeste
Risco de temporais e chuva volumosa no sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e região serrana do Rio de Janeiro, com grandes acumulados em curto período.
Centro-Oeste
Semana quente e abafada, com pancadas de chuva típicas de verão, principalmente à tarde e à noite. Em Mato Grosso do Sul, o destaque é o calor persistente.
Nordeste
Aumento das chuvas no norte da região, influenciado pela aproximação da ZCIT, especialmente entre Maranhão, Piauí e Ceará.
Norte
Chuva frequente ao longo da semana, com atenção para volumes elevados e possível elevação do nível dos rios em áreas do Amazonas e do Acre.
(Foto: Reprodução/ Inmet)
Piauí Ouvidoria-Geral do Estado realiza primeira edição do “Ouvidoria na Praça” em Teresina
Piauí Sefaz-PI promove 3ª edição do Dialogando sobre a Reforma Tributária na quarta (28)
Força-tarefa Crianças localizadas em hotel no Centro de São Paulo não são irmãos desaparecidos no Maranhão, diz polícia Mín. 24° Máx. 38°