Sábado, 17 de Janeiro de 2026
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Agronegócio

Safra recorde de grãos deve impulsionar a economia do Piauí em 2026, aponta IBGE

Crescimento é impulsionado pela expansão das áreas plantadas e pelo aumento da produtividade; a previsão de safra maior deve fortalecer o agronegócio piauiense.

17/01/2026 às 09h45
Por: Amanda Lafayette Fonte: g1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Piauí deve colher uma safra recorde de grãos em 2026, com impacto direto na economia do estado. A estimativa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta produção superior a 6,6 milhões de toneladas, alta de 16,86% em relação ao ano anterior.

Se confirmada, a projeção fará o estado superar o recorde anterior, registrado em 2023, em cerca de 200 mil toneladas. As informações fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado com dados de agricultores, sindicatos e cooperativas.

O crescimento é impulsionado pela expansão das áreas plantadas e pelo aumento da produtividade. A previsão de safra maior deve fortalecer o agronegócio piauiense, ampliando a geração de renda e movimentando a economia nas regiões produtoras.

 O avanço também indica maior eficiência no campo e expansão da atividade agrícola.

Aumento da produção de soja e milho

A soja e o milho seguem liderando a produção agrícola do Piauí e devem representar 94% de toda a safra prevista para 2026. A soja deve atingir 4,14 milhões de toneladas, alta de 15,74%.

O milho tem estimativa de 2,08 milhões de toneladas, crescimento de 27,67%, impulsionado pelo aumento de 26% na área plantada.

O feijão deve registrar o maior avanço proporcional entre os grãos cultivados no Piauí. A produção estimada é de 82 mil toneladas, alta de 124,8%.

O resultado é atribuído à expansão de 44% da área colhida e ao aumento de 56% na produtividade.

 Fruticultura

A fruticultura também deve crescer em 2026. A produção de castanha de caju está estimada em 32,2 mil toneladas, quase 120% acima do volume de 2025 — e pode ser o melhor resultado desde 2009.

A acerola deve alcançar 2,4 mil toneladas, aumento de 41,2%, favorecido pela expansão de 11,4% da área plantada.

Mesmo com o cenário positivo, algumas culturas devem recuar. A maior queda é prevista para o sorgo, cuja produção deve diminuir 47,7%, após redução de 55% na área plantada.

 O algodão também deve ter leve baixa, de 3,44%.


(Foto: Reprodução/ Montagem Verdes Campos)

Piauí cresce enquanto produção nacional recua

Enquanto o Piauí deve registrar avanço, a produção brasileira de grãos deve cair 1,8% em 2026, totalizando 339,8 milhões de toneladas, segundo o IBGE.

O recuo é atribuído à base elevada da safra anterior e à queda das margens de lucro, que tem desestimulado novos investimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias