
O Piauí deve colher uma safra recorde de grãos em 2026, com impacto direto na economia do estado. A estimativa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta produção superior a 6,6 milhões de toneladas, alta de 16,86% em relação ao ano anterior.
Se confirmada, a projeção fará o estado superar o recorde anterior, registrado em 2023, em cerca de 200 mil toneladas. As informações fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado com dados de agricultores, sindicatos e cooperativas.
O crescimento é impulsionado pela expansão das áreas plantadas e pelo aumento da produtividade. A previsão de safra maior deve fortalecer o agronegócio piauiense, ampliando a geração de renda e movimentando a economia nas regiões produtoras.
O avanço também indica maior eficiência no campo e expansão da atividade agrícola.
Aumento da produção de soja e milho
A soja e o milho seguem liderando a produção agrícola do Piauí e devem representar 94% de toda a safra prevista para 2026. A soja deve atingir 4,14 milhões de toneladas, alta de 15,74%.
O milho tem estimativa de 2,08 milhões de toneladas, crescimento de 27,67%, impulsionado pelo aumento de 26% na área plantada.
O feijão deve registrar o maior avanço proporcional entre os grãos cultivados no Piauí. A produção estimada é de 82 mil toneladas, alta de 124,8%.
O resultado é atribuído à expansão de 44% da área colhida e ao aumento de 56% na produtividade.
Fruticultura
A fruticultura também deve crescer em 2026. A produção de castanha de caju está estimada em 32,2 mil toneladas, quase 120% acima do volume de 2025 — e pode ser o melhor resultado desde 2009.
A acerola deve alcançar 2,4 mil toneladas, aumento de 41,2%, favorecido pela expansão de 11,4% da área plantada.
Mesmo com o cenário positivo, algumas culturas devem recuar. A maior queda é prevista para o sorgo, cuja produção deve diminuir 47,7%, após redução de 55% na área plantada.
O algodão também deve ter leve baixa, de 3,44%.

(Foto: Reprodução/ Montagem Verdes Campos)
Enquanto o Piauí deve registrar avanço, a produção brasileira de grãos deve cair 1,8% em 2026, totalizando 339,8 milhões de toneladas, segundo o IBGE.
O recuo é atribuído à base elevada da safra anterior e à queda das margens de lucro, que tem desestimulado novos investimentos.
Piauí Safra agrícola do Piauí tem expectativa de recorde em 2026, aponta IBGE
Produção agrícola Projeto Hora de Plantar inicia entrega de sementes a agricultores familiares de quatro regiões do Ceará
Surpresa no agro Pepino gigante surpreende agricultor de 85 anos em Santa Catarina
Agricultura Familiar SAF realiza primeira entrega de alevinos do ano e beneficia agricultores familiares de quatro municípios piauienses
Pecuária Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade em quase todo o Brasil
Quitanda SAF levará Quitanda da Agricultura Familiar a novas cidades do Piauí em 2026 Mín. 23° Máx. 33°