
Na última segunda-feira (12), o agricultor Ambrósio Magnani, de 85 anos, teve uma surpresa ao se deparar com um pepino de tamanho fora do comum ao percorrer o canteiro onde plantou duas mudas em setembro de 2025, a hortaliça gigante pesa sete quilos e mede 90 centímetros de comprimento.
Conhecido na cidade catarinense como "Nonô Bode", o agricultor afirma que nenhum insumo diferente foi utilizado durante o cultivo que possa explicar o crescimento fora do padrão. “Eu costumo colocar na horta o mesmo do plantio do milho. Jamais imaginei que teria esse resultado. Com tantos anos trabalhando na agricultura, nunca tinha visto algo igual”, disse Ambrósio Magnani.
Diferentemente dos pepinos de tamanho convencional, consumidos com frequência pela família Magnani, a hortaliça gigante, por estar muito madura, terá um destino diferente: as sementes serão retiradas para um novo plantio na horta, enquanto o restante deve servir de alimento para as galinhas.
Conforme a Embrapa, quatro tipos de pepino predominam no mercado nacional: caipira, conserva, aodai (ou comum) e japonês (ou aonaga). O último, o maior deles, não costuma ultrapassar a marca de 30 centímetros.
O pepino colhido por Ambrósio Magnani em Santa Catarina é 23 centímetros menor que o legume certificado pelo Guinness World Records como o maior do mundo. O recorde atual foi alcançado em 2022, quando por Sebastian Suski, do condado de Hampshire, no Reino Unido, cultivou um pepino com 113 centímetros, superando a marca anterior, de 107 centímetros.
Produção agrícola Projeto Hora de Plantar inicia entrega de sementes a agricultores familiares de quatro regiões do Ceará
Agricultura Familiar SAF realiza primeira entrega de alevinos do ano e beneficia agricultores familiares de quatro municípios piauienses
Pecuária Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade em quase todo o Brasil Mín. 22° Máx. 35°