
O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas medidas para reduzir a fila de espera para concessão de benefícios.
Agora a fila para atendimento passa a ser nacional e única, permitindo que servidores de regiões com menor demanda possam atuar nos locais que concentram mais processos. Segundo o INSS, a medida amplia a capacidade de atendimento e promove mais equilíbrio na análise dos pedidos.
Com uma nova portaria publicada nesta semana pelo Instituto, a estratégia será priorizar as pessoas que estão há mais tempo aguardando pela manifestação do órgão.
Pedidos com maior demanda, como de Benefício de Prestação Continuada, o BPC, e os benefícios por incapacidade, que representam 80% da fila de espera, terão atenção especial dos servidores do instituto.
A nova portaria também estabelece regras sobre a participação dos servidores no programa de ampliação de atendimento, com limites de tarefas diárias, critérios de controle de qualidade e restrições para servidores cedidos a outros órgãos.
Em novembro de 2025, o INSS informou ter um aumento de 23% no volume de novos processos ao longo do ano.
Trabalho Viradão do Emprego oferece 800 vagas de trabalho em Fortaleza, Ceará
Arrastão Criminoso armado realiza arrastão em avenida de Teresina
Ação Mergulhadores do Corpo de Bombeiros intensificam buscas em lago por crianças desaparecidas em Bacabal, no Maranhão Mín. 24° Máx. 37°