
A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) realizou, nessa quinta-feira (26), uma reunião de alinhamento institucional com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que irão firmar novos termos de fomento com a Secretaria. O encontro também marcou o lançamento do Congresso Internacional Freemind, previsto para ser realizado em novembro, em Teresina.
A iniciativa reuniu representantes de entidades parceiras, equipe técnica da Cendfol e autoridades, consolidando um espaço de diálogo, organização e fortalecimento da rede de atenção nos territórios.

A abertura contou com a presença da secretária da Cendfol, Simone Pereira; de Sâmio Falcão, do Departamento de apoio à comunidade terapêuticas (Depad), da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), representando o Governo Federal; de Paulo Martelli, presidente da Associação Mobilização Freemind; e de Célio Barbosa, presidente da Fenact, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e fundador da Fazenda da Paz.
Durante a reunião, a secretária Simone Pereira destacou o esforço do Estado em ampliar o alcance das ações, respeitando as especificidades de cada território e a realidade dos municípios. “A gente tem uma concentração maior na capital, até pela questão populacional, mas também atuamos em diversos municípios. Temos buscado atender as demandas, considerando a gravidade da situação em cada território e evitando a centralização das ações”, afirmou.

A gestora também ressaltou os desafios relacionados ao financiamento da política pública e o papel dos termos de fomento como instrumento de apoio às entidades. “Gostaríamos de cobrir todo o estado, mas ainda trabalhamos com recursos limitados, oriundos do Fundo de Combate à Pobreza. Vamos credenciar agora 57 comunidades terapêuticas e organizações da sociedade civil. Não é o financiamento completo da política, mas é um apoio financeiro importante para que ela possa ser executada”, explicou.
Outro destaque do encontro foi o lançamento do Congresso Internacional Freemind, apresentado por Paulo Martelli. O evento é referência nacional e internacional no debate sobre dependências e estratégias de prevenção e reinserção social. “Esse congresso trata de dependências químicas e comportamentais, abordando prevenção, acolhimento e reinserção social. Nosso objetivo é levar informação baseada em evidência para as instituições que atuam diretamente com essas pessoas”, destacou.

Segundo Martelli, o congresso chega à sua 11ª edição e contará com cerca de 20 painéis temáticos, reunindo especialistas nacionais e internacionais. “Cada painel terá um moderador, um pesquisador, um especialista brasileiro e um internacional, garantindo um debate qualificado. Vamos abordar temas como dependência digital, álcool, saúde mental, habilidades parentais e apostas, sempre com foco em capacitação e informação de qualidade para as entidades”, completou.
Após a abertura, a equipe técnica da Cendfol conduziu o alinhamento com as OSCs, detalhando diretrizes, responsabilidades e fluxos para a formalização dos novos termos de fomento.

A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, com foco na prevenção, na articulação em rede e no apoio às entidades que atuam diretamente nos territórios.
Semana da Mulher Alto Longá celebra Dia da Mulher com foco na valorização local
Piauí Piauí contribui para alinhamento nacional de políticas públicas em defesa dos direitos da população LGBTQIA+
Piauí Piauí contribui para alinhamento de políticas públicas nacionais em defesa dos direitos da população LGBTQIA+
Piauí Governo do Piauí envia técnicos para apoiar famílias afetadas pelas chuvas em cinco municípios do sul do estado
Piauí Cendfol divulga resultado de editais com entidades selecionadas para acolhimento e prevenção às drogas no Piauí
Piauí No Dia Nacional de Combate às Drogas, Cendfol reforça aplicação de políticas públicas que alcançam 67 mil piauienses
Piauí No Dia Nacional de Combate às Drogas, Cendfol reforça aplicação de políticas públicas que impactam 67 mil piauienses
Piauí Piauí fortalece enfrentamento às drogas com avanços no acolhimento terapêutico e reinserção ao mercado de trabalho
Piauí Piauí avança no enfrentamento às drogas, acolhimento terapêutico e reinserção no mercado de trabalho Mín. 22° Máx. 30°