Quinta, 15 de Janeiro de 2026
°

Geral Clima

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil

Chuva intensa ocorre sob influência direta da Zona de Convergência Intertropical, sistema típico desta época do ano, que mantém o tempo carregado e favorece pancadas frequentes.

15/01/2026 às 09h09
Por: Amanda Lafayette Fonte: Globo Rural
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A quinta-feira (15) será marcada por muita instabilidade atmosférica e volumes elevados de chuva em diversas regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém uma série de alertas amarelos, indicando perigo potencial com a continuidade das chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do país.

Os avisos apontam para volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhados por rajadas de vento que variam entre 40 e 60 km/h. Embora o grau de severidade seja considerado moderado, os riscos associados incluem alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções pontuais no fornecimento de energia.

Um dos alertas do Inmet começou à meia-noite desta quarta (14) e segue até o fim do dia 15, abrangendo o norte e o sul do Amapá. Nessa área, a Chuva intensa ocorre sob influência direta da Zona de Convergência Intertropical, sistema típico desta época do ano, que mantém o tempo carregado e favorece pancadas frequentes e, por vezes, volumosas.

Outro aviso, iniciado nesta manhã, amplia significativamente a área de atenção e inclui regiões do Pará, Maranhão, Piauí, Amazonas, Mato Grosso, Roraima e novamente o sul do Amapá. Nessas localidades, o Inmet alerta para a combinação de chuva intensa e ventos fortes, com possibilidade de transtornos urbanos, especialmente em áreas ribeirinhas e cidades com histórico de alagamentos.

Há ainda um terceiro alerta de chuvas intensas, em vigor desde o dia 13, que cobre áreas do Pará, Tocantins, Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Maranhão. Esse aviso reforça a persistência da instabilidade no Norte e no Centro-Oeste, indicando que a chuva não é pontual, mas parte de um padrão atmosférico mais amplo, que vem se mantendo ao longo da semana.

Para o dia 15, o Inmet publicou também um alerta específico de tempestade, válido da madrugada até a noite, abrangendo amplas áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além de parte do Nordeste. Esse aviso inclui, além da chuva intensa e dos ventos fortes, a possibilidade de queda de granizo.

No Sudeste, a Grande São Paulo enfrenta desde o início da semana uma onda de temporais que tem causado transtornos diários à população. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, a chuva da noite de terça-feira (13) deixou 33 pontos de alagamento na capital, o maior número registrado no ano até agora, além do transbordamento do córrego Paciência, na zona norte.

Foram registrados acumulados superiores a 70 milímetros em bairros como Vila Prudente e Vila Maria, enquanto a rede telemétrica do Alto Tietê apontou quase 93 milímetros na região do rio Tamanduateí, no centro da cidade.

(Foto: Reprodução/ Inmet)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias