
Instrumento pioneiro que permite à população participar da elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí, o Orçamento Participativo Digital (OPA) está transformando a vida dos cidadãos e cidadãs piauienses, que agora podem indicar diretamente como desejam que parte dos recursos públicos sejam investidos em seus municípios.
Para garantir a legitimidade e a eficácia do OPA, assegurando que o programa cumpra seu objetivo de ser um instrumento de participação popular e transparência na gestão dos recursos do Estado, a Secretaria de Relações Sociais do Piauí (Seres) desempenha um papel fundamental na gestão de Movimentos Sociais.
O trabalho da Seres promove a funcionalidade do Sistema de Atendimento aos Movimentos Sociais (Siamos), um dispositivo online do Governo do Piauí, desenvolvido para que esses segmentos possam interagir e participar do processo, para cadastrar de forma totalmente regular suas associações.

Ao longo de 2025, o Governo do Piauí realizou a entrega de um conjunto de obras do programa, com a participação decisiva de Movimentos Sociais. Uma delas é a nova Praça Renascença I, na zona Sudeste de Teresina. Dona Helena, autora da proposta, por intermédio da Fundação Domingos Lima, celebra o resultado.
“É um projeto que a gente aprova em um ano e no outro se torna realidade. A praça está linda, com bancos, lixeiras, espaço para caminhada e para as crianças brincarem. Me sinto realizada e só tenho a agradecer”, festeja a autora da proposta, que recebeu mais de 600 votos. A obra foi executada pela Secretaria das Cidades (Secid). O espaço foi completamente revitalizado com investimento superior a R$ 580 mil, em uma área total de 8.545 m².

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, sempre reforça a importância da participação das associações e das comunidades. “O OPA é recebido com muita alegria pela população, que participa ativamente apontando propostas, correndo atrás dos votos e acompanhando a execução das obras. Esse engajamento garante que as obras sejam aprovadas, executadas rapidamente e fiscalizadas pela própria comunidade, fortalecendo a participação social e o controle social efetivo”, destaca a gestora, reforçando que a Seres também atua na coordenação, organização, articulação, acompanhamento, monitoramento e supervisão das ações que envolvem a participação social no programa.

“São obras de asfaltamento, calçamento, praças, quadras esportivas, polos de artesanato, sistemas de abastecimento d’água com energia solar, tudo contemplando a zona urbana e rural. Vamos garantir que aquilo que o povo escolheu vire obra concreta para melhorar a vida de cada comunidade. É a democracia se transformando em resultados visíveis para a população”, pontua o governador Rafael Fonteles sobre o programa que muda a vida da população piauiense.
Piauí Pavimentação da PI-248 melhora acesso e transforma rotina de quem vive e trabalha entre Socorro do Piauí e Pedro Laurentino
Geral Bombeiros do RJ abrem 5 mil vagas para o Projeto Botinho 2026
Geral Defesa Civil do RJ alerta para chuvas intensas no estado até segunda Mín. 25° Máx. 34°