Segunda, 05 de Janeiro de 2026
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Governo

Governo acelera fila de cirurgias e Saúde contabiliza cerca de 300 mil procedimentos em 2025

Sob a gestão do governador Carlos Brandão, o atendimento adotado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) possibilitou, entre 2022 e 2025, mais de ...

04/01/2026 às 14h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Entre os procedimentos realizados, estão os mutirões oftalmológicos e cirurgias ortopédicas (Foto: Márcio Sampaio)
- Entre os procedimentos realizados, estão os mutirões oftalmológicos e cirurgias ortopédicas (Foto: Márcio Sampaio)

A redução da fila de espera alcançou grandes avanços. O Maranhão fez cerca de 300 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares em unidades da rede estadual, em 2025. Sob a gestão do governador Carlos Brandão, o atendimento adotado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) possibilitou, entre 2022 e 2025, mais de 1,2 milhão de atendimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares. 

“O ano de 2025 foi marcado por um ano de muito trabalho, na viabilização de avanços consistentes na saúde para a população. A iniciativa executada por meio dos programas Cirurgias, aqui a fila anda, e Cuidar dos Olhos, por exemplo, só demonstra o compromisso do governo Carlos Brandão com a saúde de todos os maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Ainda em 2025, as cirurgias do aparelho da visão ampliaram os cuidados com a saúde ocular da população. De acordo com os dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), neste ano foram contabilizados 16.122 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais oftalmológicos. Os procedimentos alcançaram a marca de 90.049 entre os anos de 2022 e 2025. 

Os programas têm intensificado a realização de procedimentos eletivos e transformado a vida de maranhenses, como o jovem Daniel Dourado, que em julho de 2024, foi submetido a procedimento de colocação de placa no fêmur esquerdo devido a uma fratura diáfise, no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) em Caxias. 

"Desde o dia que eu cheguei, o atendimento aqui é muito bom. As equipes, nota 10, não tem o que reclamar não, muito bom mesmo. A atenção, dá para ver também que eles têm muita dedicação, que amam o que fazem", comentou Daniel na ocasião do mutirão de cirurgias ortopédicas. 

Para acelerar ainda mais a realização de cirurgias no âmbito do SUS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), fez 17.218 cirurgias, o que representa 100% proposto pelo programa. Os dados são de novembro de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias