
A retrospectiva das entregas de 2025 na saúde estadual do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inclui a reforma e ampliação do Anexo TEA do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Olho d’Água, em São Luís, entregue no dia 11 de novembro e já em pleno funcionamento.
Com a nova estrutura, a capacidade mensal de atendimentos foi ampliada de 2.104 para 8 mil consultas e terapias, consolidando a expansão do acesso e a melhoria da qualidade do cuidado ofertado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras condições do neurodesenvolvimento. Somente em novembro, foram realizados 5.641 atendimentos.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a entrega representou um marco da política de fortalecimento da rede estadual em 2025. “Esse avanço mostra como o investimento público bem direcionado gera resultados concretos. Ampliamos o número de atendimentos, reforçamos equipes e entregamos um espaço moderno, preparado para oferecer um cuidado especializado, humanizado e com mais resolutividade”, destacou.
A ampliação também se reflete no reforço das equipes. O Anexo TEA passou de 45 para 83 colaboradores, entre profissionais assistenciais e administrativos, assegurando maior capacidade de atendimento e continuidade do cuidado.
A expansão dos serviços especializados amplia o impacto da entrega na rede estadual. A neuropediatria dobrou a capacidade de atendimento mensal, passando de 160 para 320 consultas, enquanto a psiquiatria ampliou de 270 para 480 atendimentos. O Anexo TEA também passou a ofertar o serviço de neuropsicologia, fortalecendo o acompanhamento integrado das pessoas em cuidado no CER e no próprio anexo.
Nova estrutura
A estrutura entregue reúne consultórios, salas terapêuticas, área de acolhimento familiar, cinema, ambientes administrativos e espaços pensados para o desenvolvimento integral, como o jardim sensorial. O espaço foi projetado para estimular os sentidos de forma segura, contribuindo para a autorregulação, o desenvolvimento neurológico e emocional e o bem-estar durante as terapias.
O jardim sensorial integra a proposta de cuidado ampliado do Anexo TEA, ao favorecer atenção, linguagem e interação social, além de oferecer um ambiente terapêutico que complementa as atividades clínicas e multiprofissionais realizadas na unidade.
A unidade conta ainda com o Núcleo de Análise do Comportamento Aplicada, que atua de forma articulada com as demais abordagens terapêuticas, priorizando planos personalizados e o suporte contínuo às famílias. A entrega do Anexo TEA sintetiza o impacto das ações de 2025, ao evidenciar uma rede estadual mais estruturada, moderna e preparada para atender um público com demandas específicas.
Direitos Trabalho no Natal e no Réveillon garante pagamento em dobro ou folga, segundo a legislação
Piauí Secretaria das Cidades executou obras que somam R$ 18 milhões em melhorias de infraestrutura urbana por meio do OPA
Piauí Governo amplia pavimentação em Teresina; só por meio da Seinfra foram aproximadamente 100 mil m² de asfalto e calçamento Mín. 21° Máx. 34°