Quarta, 24 de Dezembro de 2025
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agricultura Desenvolvimento

SDE articula parceria com instituições francesas para monitoramento tecnológico da Caatinga

Iniciativa prevê a utilização de geoplataformas para a geração de dados precisos sobre a qualidade do solo, conservação da biodiversidade e resiliência climática na região.

24/12/2025 às 09h52
Por: Amanda Lafayette Fonte: Governo do Ceará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O fortalecimento da sustentabilidade e da inovação tecnológica no semiárido cearense foi o tema central de uma reunião estratégica realizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta segunda-feira (22). O secretário Domingos Filho recebeu representantes da associação francesa KA’A, especializada em projetos agroflorestais, e da startup GIZINSIGHT, focada em análise geoespacial.

O encontro discutiu a implementação de um projeto piloto de monitoramento da vegetação da Caatinga. A iniciativa prevê a utilização de geoplataformas para a geração de dados precisos sobre a qualidade do solo, conservação da biodiversidade e resiliência climática na região.

Durante a reunião, foi destacada a relevância dos Sistemas Agroflorestais, modelo que combina o cultivo de árvores com agricultura e criação de animais. Para o secretário Domingos Filho, o manejo adequado da Caatinga é essencial para consolidar cadeias produtivas já existentes no estado. “Os estudos sobre a Caatinga e o manejo agroflorestal são fundamentais para culturas produzidas sob esse modelo. No Ceará, já temos, por exemplo, uma cadeia estruturada de produção de algodão agroecológico, comercializado para multinacionais”, pontuou.

Os sistemas agroflorestais são reconhecidos por imitar ecossistemas naturais, permitindo a restauração do solo e a diversificação da renda dos produtores rurais, garantindo benefícios ambientais e econômicos simultâneos.

Intercâmbio de inovação: Ceará e Toulouse

Além do projeto de monitoramento, a pauta avançou para a cooperação internacional entre ecossistemas de inovação. Os representantes apresentaram o potencial de Toulouse, na França — sede da KA’A e da GIZINSIGHT —, para o estabelecimento de parcerias com o ecossistema de inovação do Ceará.

A colaboração visa o intercâmbio de tecnologias voltadas para energias renováveis e soluções geoespaciais, áreas em que ambas as regiões possuem forte atuação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias