
Durante todo o ano de 2025, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), em parceria com órgãos municipais, estaduais e instituições estratégicas, coordenou uma ampla agenda de capacitações presenciais e remotas voltadas para gestores públicos, administradores municipais e técnicos responsáveis pelo uso do sistema Gov.Pi Empresas, plataforma que integra os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Piauí.
Essas ações intensificadas ao longo do ano foram fundamentais para que o Estado mantivesse seu desempenho de destaque no cenário nacional, frutos direto do modelo colaborativo estabelecido entre a Jucepi e os municípios, fortalecido pela realização de diversos treinamentos técnicos, encontros de alinhamento, suporte e divulgação mensal do Ranking Jucepi de Agilidade, ferramenta que monitora, incentiva e reconhece o desempenho dos municípios na tramitação dos processos empresariais.

Um dos pontos altos da agenda de 2025 foi o treinamento “Funcionalidades internas do município”, realizado em março, em parceria com o Sebrae. A capacitação reuniu administradores municipais do Gov.pi Empresas e contou com a presença de representantes de diferentes cidades e órgãos estaduais.
O objetivo central era aproximar os gestores e oferecer uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento do sistema, suas regras de negócio e as responsabilidades de cada ente público no fluxo da formalização empresarial.

Essa e outras capacitações realizadas pela Jucepi ao longo do ano foram fundamentais para equalizar procedimentos, reduzir erros operacionais e aumentar a padronização entre os municípios, fatores que impactam diretamente no tempo total de abertura de empresas. Municípios que, no início do ano, apresentavam dificuldades técnicas, concluíram 2025 com avanços significativos, como redução de filas de análise, maior fluidez na emissão de licenças e adesão crescente à consulta prévia automatizada.
Expansão do treinamento por todo o Piauí
Além de ações centralizadas em Teresina, a Jucepi também ampliou o alcance das capacitações para diferentes regiões do estado. Diversas cidades receberam equipes técnicas e participaram de encontros formativos e treinamentos específicos sobre o Gov.Pi Empresas. Os treinamentos abordaram desde etapas básicas de navegação na plataforma até procedimentos avançados, como integração entre secretarias municipais, análise de licenças e uso de indicadores para gestão interna. Em vários casos, foram realizadas simulações de processos reais, permitindo que os gestores vivenciassem situações comuns do cotidiano, como análise de viabilidade, tramitação documental e comunicação com o cidadão.

Essa aproximação técnica resultou em melhorias mensuráveis: muitos municípios saíram das últimas posições do Ranking Jucepi de Agilidade e passaram a figurar entre as primeiras colocações na conclusão de etapas essenciais para a abertura de empresas.
Reflexo no desenvolvimento econômico do estado
Os avanços na integração entre Estado e municípios e a qualificação promovida pela Jucepi ao longo de 2025 tiveram impacto direto no ambiente de negócios do Piauí. De acordo com dados oficiais divulgados ao longo do ano, mais de 11 mil novos negócios foram formalizados apenas no primeiro trimestre, demonstrando que o processo mais ágil e transparente estimula o empreendedorismo e fortalece a economia local.
Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o resultado é fruto da modernização do Gov.Pi Empresas, somada ao esforço conjunto dos municípios.
“Para nós, que fazemos a Junta Comercial do Estado do Piauí, é motivo de grande satisfação ver o avanço consistente dos municípios ao longo de 2025. Cada cidade que se destacou no ranking demonstra, de forma muito clara, que o trabalho conjunto entre a Jucepi, as prefeituras e os profissionais envolvidos têm gerado resultados concretos na melhoria do ambiente de negócios”, pontuou a gestora.

O suporte dos municípios na Jucepi, Lívio Herbeth, destacou a importância dos treinamentos. “Os treinamentos são de suma importância para a capacitação e aprimoramento de servidores municipais na plataforma Gov.PI Empresas, que integra e digitaliza serviços do registro empresarial no estado do Piauí”, ressaltou o profissional.
Com um conjunto robusto de ações realizadas ao longo de 2025, incluindo treinamentos, workshops, apoio técnico, divulgação de indicadores e fortalecimento das parcerias, a Jucepi reafirmou seu compromisso com a inovação e tornou o Piauí referência nacional em facilitação do ambiente de negócios. O ano ficará marcado como um período de transformação institucional, fortalecimento da integração municipal e conquista de resultados históricos para o estado.

Piauí Adapi centraliza solicitações de registros e certificados na plataforma Gov.pi Empresas
Piauí Governo investe R$ 14 milhões em obras de drenagem, ponte e reforma de campi da Uespi
Piauí Rede de proteção às mulheres funcionará 24h durante as festividades de Natal e Ano Novo
Piauí Com investimento superior a R$ 3 bilhões, Governo amplia malha rodoviária e recupera mais de 7.000 km de estradas no Piauí
Piauí Piauí chega a 72% em percentual de ruas calçadas na zona urbana dos municípios
Piauí Coração digital do Estado, Etipi defendeu mais de 8 milhões de ataques cibernéticos em 2025 Mín. 23° Máx. 32°