Sábado, 20 de Dezembro de 2025
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Valorização

Lula sanciona lei que reconhece Ilhéus como capital nacional da rota do cacau e do chocolate

Proposta tem o objetivo de valorizar a cidade, que tem se destacado por adotar práticas sustentáveis para o cultivo do cacau e investido em métodos orgânicos para a produção.

20/12/2025 às 09h53
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Bahia
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Shutterstock
Foto: Reprodução/ Shutterstock

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que reconhece a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, como capital nacional da rota do cacau e do chocolate. A decisão foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (19).

A proposta tem o objetivo de valorizar a cidade, que tem se destacado por adotar práticas sustentáveis para o cultivo do cacau e investido em métodos orgânicos para a produção. Além disso, o desempenho no ramo do chocolate tem destacado a cidade como um forte destino turístico na região

A lei foi proposta pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Na prática, a sanção do projeto faz com que o poder público destine mais investimentos em infraestrutura e promoção de Ilhéus.

"É um título que consolida a nossa cidade, nosso legado. Ilhéus é conhecida mundialmente, o cacau e o chocolate, que tanto desenvolvimento já teve aqui outrora e hoje volta com essa pujança", analisou o prefeito da cidade, Valderico Júnior, em entrevista.

"A gente fica muito feliz de ter Ilhéus com tanta biodiversidade, tanta história, cultura. Jorge Amado ajudou a propagar isso tudo e agora consolida dentro desse projeto como a cidade do cacau, do chocolate. Não tenho dúvidas que isso é um ganho efetivo e um potencial econômico para todos nós”, completou.

(Foto: Reprodução)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias