
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou, neste sábado (13), no Estádio Castelão, o 1º Encontro das Escolinhas da Série B do Futebol Maranhense. A iniciativa reuniu atletas, técnicos e dirigentes dos clubes participantes, promovendo integração, lazer e valorização do futebol de base no Maranhão.
O Encontro integra a política pública da Sedel voltada ao fortalecimento das escolinhas de formação, garantindo visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos clubes e reafirmando o compromisso do Governo do Maranhão com o desenvolvimento esportivo desde as categorias de base.
Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Celsinho Dias, o evento simboliza o compromisso do Governo do Maranhão com a base do esporte. “Investir no futebol de base é investir no futuro do nosso esporte. Esse encontro representa oportunidade, inclusão e valorização dos jovens talentos, além de fortalecer os clubes que fazem esse trabalho de formação em todo o Maranhão”, destacou.
A importância da ação também foi ressaltada pelos dirigentes dos clubes participantes. O presidente do São José de Ribamar, Paulo Campineiro, frisou o impacto do investimento na base e o significado de jogar no Castelão.
“Tudo aquilo que vem para fomentar o esporte, e principalmente o futebol, é muito bom e gratificante. Agradeço à Sedel, em nome do secretário Celsinho Dias, e ao governador Carlos Brandão por esse investimento na base, porque é daqui que se desenvolvem os talentos e de onde surgem os grandes jogadores. Estamos realizando o sonho de muitos garotos que nunca tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Castelão e jogar nesse gramado por onde já passaram grandes atletas”, afirmou.
A utilização do gramado do Castelão, maior palco do futebol maranhense, representou um momento histórico e simbólico para os jovens atletas, muitos deles tendo, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer a estrutura do estádio e vivenciar a experiência de jogar onde grandes nomes do futebol já atuaram.
A experiência vivida no Encontro também marcou os participantes. Para Ramon Rafael, jogador do Expressinho, a oportunidade ficará para sempre na memória. “É uma experiência muito boa, que reuniu a garotada para jogar muita bola e realizar o sonho de jogar no Castelão. É um momento que sempre vai ser lembrado na nossa vida”, destacou o atleta.
A programação do evento contou com a apresentação das escolinhas, atividades recreativas, jogos amistosos, ações de lazer e a realização de um mini torneio, promovendo integração e confraternização entre atletas, treinadores e dirigentes.
Participaram do Encontro as escolinhas dos clubes Americano, Expressinho, Luminense, São Luís, Tupan, Balsas, Lago Verde, São José de Ribamar e Timon.
O 1º Encontro das Escolinhas da Série B reforça o papel da Sedel na promoção do esporte como ferramenta de inclusão social, formação cidadã e descoberta de novos talentos, consolidando o Castelão como um espaço de sonhos, oportunidades e inspiração para a nova geração do futebol maranhense.
Resultados do Mini Torneio
Categoria Sub-13
Campeão: Lago Verde
Vice-campeão: Americano
3º lugar: Americano
4º lugar: São José de Ribamar
Categoria Sub-15
Campeão: Expressinho
Vice-campeão: São José de Ribamar
3º lugar: Americano
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Governo Governo do Maranhão entrega tablets educacionais em Imperatriz e Chapadinha
Piauí Nova Ceasa avança com melhorias, ampliação de espaços e fortalecimento do abastecimento no Piauí
Piauí Com tecnologia e serviço descentralizado, Piauí avança na inclusão e supera 5 mil Carteiras do Autista emitidas em 2025
Capital Câmara concede título de Cidadão Ludovicense a Francisco Rocha e Josivan da Silva Mín. 24° Máx. 36°