
Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei Nº 0415/2025, de autoria do vereador Dr. Joel (PSD), que altera e acrescenta dispositivos à Lei Nº 6.845/2020. A proposta atualiza a legislação que trata da capacitação em primeiros socorros nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) e Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF’s) da Rede Municipal de Ensino, bem como nas escolas equivalentes da rede privada.
O texto amplia o escopo da Lei Nº 6.845/2020 ao prever que, além de professores e funcionários, alunos com mais de 8 anos também deverão receber noções básicas de primeiros socorros durante o período letivo, por meio de atividades educativas e palestras. “Além de promover uma educação de qualidade, a escola tem o dever de proteger e guardar suas crianças e adolescentes, razão pela qual é imprescindível capacitar os professores e funcionários para agirem com segurança em situações que exijam intervenção imediata e eficaz, como engasgos, desmaios, quedas, reações alérgicas, entre outros no espaço escolar”, justificou o vereador.
Segundo o projeto, os cursos de capacitação continuarão a ser ministrados por instituições especializadas, como Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, forças de segurança, Secretarias de Saúde, Cruz Vermelha Brasileira ou órgãos equivalentes. O objetivo é garantir a identificação precoce de emergências e a atuação imediata até a chegada de apoio médico especializado.
A proposta reforça que o conteúdo deve ser adequado à faixa etária e ao contexto das escolas ou espaços de recreação. O vereador justifica que o conhecimento básico em primeiros socorros é essencial para prevenir complicações graves e salvar vidas, sendo a escola um espaço que deve garantir proteção integral a crianças e adolescentes.
O parlamentar também destaca a importância da Lei Federal Nº 13.722/2018 — “Lei Lucas”, que tornou obrigatória a formação em primeiros socorros após a morte do estudante Lucas Begalli Zamora, vítima de uma parada cardiorrespiratória sem atendimento adequado. Para o Dr. Joel, incluir os estudantes nesta formação fortalece a preparação das comunidades escolares para situações emergenciais.
O projeto foi encaminhado às comissões de Constituição e Justiça e de Educação no dia 1º de dezembro para análise técnica antes de ir ao Plenário.
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6)
Geral Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
Piauí Fevereiro é o último mês para pagamento do IPVA 2026 com desconto no Piauí Mín. 23° Máx. 34°