
Mobilização finalizou atividades da Semana Estadual de Combate às Arboviroses
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, neste sábado (29), o Dia D estadual de Combate às Arboviroses, em Aquiraz, encerrando a Semana Estadual de Mobilização, que envolveu ações simultâneas nos 184 municípios cearenses. A programação ocorreu na Praça das Flores, no Centro da cidade que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Estiveram reunidos no local, profissionais de saúde, gestores públicos, lideranças comunitárias, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação contou com a presença de gestores da Sesa, representantes da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial (Cevet) e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Aquiraz, além de agentes de endemias e população.
O objetivo da mobilização é sensibilizar a população para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, antes da quadra chuvosa, período em que aumentam os riscos para proliferação do vetor. O secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), lembra que o trabalho individual é de extrema importância, afinal, boa parte dos focos se encontra dentro dos lares. “Ao analisarmos os dados, 85% dos focos de mosquitos estão dentro de casa, então, sem o apoio individual, o vírus se espalha no ambiente privado e atinge e a população”, comenta.

O Dia D de mobilização é estrategicamente pensado para anteceder a quadra chuvosa, reforça Ana Maria Cabral, coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Covep) da Sesa. “Esse é um momento importante quando a gente fala de prevenção, já que no início do ano temos as chuvas e maior chance de criadouros de mosquitos. Quanto antes nos mobilizarmos, menos infestação e menos adoecimento pelo mosquito Aedes aegypti teremos”, comenta.
O enfrentamento às arboviroses só é possível graças ao trabalho conjunto entre a Sesa e os 184 municípios do Estado. É o que ressalta o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet), Luiz Osvaldo Rodrigues, essa atuação integrada garante que as ações cheguem de forma efetiva ao território. Segundo ele, o Estado trabalha de maneira complementar ao município, oferecendo apoio técnico, mobilização contínua e repasse de insumos para fortalecer o trabalho diário dos agentes. “Quem está na ponta, visitando casas e conversando com a população, são as equipes municipais. Nosso papel é orientar, capacitar e incentivar essas ações para que o usuário perceba o serviço e compreenda a importância da prevenção durante todo o ano”, explica.

Durante a cerimônia, o público participou de atividades práticas conduzidas pela equipe de controle de arboviroses do Estado. O mascote “Mosquitão” estava, de maneira lúdica, representando, o mosquito Aedes aegypti. Houve também a montagem de um laboratório de vivências, com identificação de focos e orientações sobre recipientes de risco, e o jogo educativo “Todos Contra a Dengue”.

As ações aproximaram o tema do cotidiano das famílias, mostrando práticas simples que podem ser adotadas diariamente para evitar o nascimento do mosquito.
A articuladora do Grupo Técnico de Controle Vetorial das Arboviroses da Célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial (Cevet), Carla Freitas, orienta que a população elimine qualquer recipiente que possa acumular água, mantenha caixas d’água vedadas, limpe calhas e pratinhos de plantas e realize a higienização semanal de recipientes. “Destaco também a importância de receber os agentes de endemias, que possuem olhar técnico para identificar possíveis criadouros. A soma dessas pequenas ações individuais protege toda a comunidade”, afirma.

Gestores e trabalhadores da saúde estiveram no local
Entre 23 e 29 de novembro, o Governo do Ceará realizou a Semana Estadual de Combate às Arboviroses, com atividades em Fortaleza e em todos os 184 municípios cearenses. As ações incluíram palestras, rodas de conversa, mobilização em escolas, orientações nas unidades de saúde e atividades educativas em pontos estratégicos, como praças, terminais e locais de grande circulação na Capital.
Segurança SSPDS deflagra operação integrada para coibir crimes em Maranguape
Segurança Última do ano: Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas no Ceará
Segurança PMCE prende dupla suspeita de furtar 24 garrafas de whisky, sete protetores labiais e tênis no Eusébio
Piauí Policiamento com motocicletas reforçará segurança nos centros comerciais de Teresina no período de fim de ano
Piauí Plano de policiamento com motocicletas vai reforçar segurança nos centros comerciais de Teresina no período de fim de ano
Segurança Trio investigado por homicídios na Região Norte é preso; um deles já responde por 16 mortes Mín. 22° Máx. 39°