
A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou, nessa segunda-feira (13), a solenidade de encerramento da 2ª edição do Curso de Força Tática. O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMPI, em Teresina, e marcou a formação de 23 policiais militares aptos a atuar em ocorrências de maior complexidade.
A capacitação teve duração de quatro semanas, com carga horária total de 240 horas/aula, abrangendo disciplinas como patrulhamento urbano e rural, instrução tática individual, tiro policial, combate em ambiente confinado, atendimento pré-hospitalar tático, uso da força, abordagem policial e técnicas operacionais especializadas.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Antonio Luiz, representantes da PM-PI e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), reforçando a integração entre as forças de segurança.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a qualificação profissional tem sido uma prioridade dentro da política de segurança pública do estado.

“Dando continuidade ao projeto do governador Rafael Fonteles e ao nosso secretário de Segurança Pública Antonio Luiz, estamos investindo não só em equipamentos e em condições de trabalho, mas sobretudo na qualificação dos nossos homens e mulheres. É muito importante as capacitações na área operacional, fortalecendo a prevenção e a repressão qualificada. Nossas operações estão mais precisas, mais pontuais e mais cirúrgicas, reduzindo riscos e aumentando os resultados. Tudo isso se traduz em um melhor serviço prestado à população”, pontuou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, Antonio Luiz, ressaltou os investimentos recentes e a importância da formação contínua para o fortalecimento das forças policiais.

“Recentemente, realizamos a entrega de novos fardamentos e sete mil pistolas para as forças de segurança do Piauí. Agora, avançamos também na capacitação contínua. Hoje, vemos 23 policiais formados no curso de Força Tática, preparados para atuar em situações mais complexas, oferecendo mais segurança à população e apoio qualificado às equipes em serviço”, enfatizou o gestor.
De acordo com o coordenador do curso, capitão Renildo, subcomandante do Comando de Policiamento Especializado, a formação contou com um processo seletivo rigoroso.
“O curso teve início com mais de 100 candidatos. Após as etapas de seleção, 50 policiais foram matriculados e, ao final, 23 concluíram a formação, entre eles duas policiais femininas e um integrante de força federal. A Força Tática atua como primeira resposta em ocorrências de maior risco, dando suporte imediato até a chegada de unidades especializadas” finalizou o coordenador.

A Polícia Militar do Piauí informa que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico para fortalecer o policiamento ostensivo e ampliar a capacidade de resposta em todo o estado, com previsão de novas turmas também no interior.

Segurança Polícia Militar do Ceará recebe 49 novas viaturas para reforçar a segurança em 28 municípios
Segurança Suspeito de integrar grupo criminoso e por homicídios na Lagoa Redonda é preso durante ação da PCCE em Beberibe
Piauí Patrulha Maria da Penha: seminário fortalece atuação das forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher
Piauí SSP-PI frustra tentativa de fraude bancária de R$ 200 mil no Centro de Teresina
Piauí 4º Congresso das Mulheres Policiais destaca protagonismo feminino na segurança pública do Piauí
Piauí SSP-PI passa a exigir avaliação de antecedentes criminais para terceirizados
Piauí SSP-PI promove pedalada e mobiliza população pelo fim da violência contra a mulher em Teresina
Piauí Operação integrada cumpre 17 mandados e desarticula célula criminosa no sul do Piauí
Piauí Segurança Pública do Piauí estabelece planejamento estratégico até 2027 para redução da criminalidade no estado Mín. 23° Máx. 30°