
Beber uma xícara de café diariamente pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca, os batimentos irregulares e rápidos. A conclusão é de um estudo inédito realizado pela Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, e pela Universidade de Adelaide, na Austrália.
O estudo sugere que, ao contrário da crença médica tradicional, o consumo moderado de café pode ser benéfico para o coração.
O eletrofisiologista da UCSF, Gregory Marcus, explicou os possíveis motivos: “a cafeína é também um diurético, que pode reduzir a pressão arterial e, portanto, diminuir o risco de arritmia. Muitos outros ingredientes presentes no café também têm propriedades anti-inflamatórias que podem apresentar resultados positivos”, diz, em nota publicada pelo site Science Daily
Testes em Pacientes com Fibrilação Atrial
Para chegar à conclusão, os pesquisadores conduziram testes clínicos com 200 pacientes que apresentavam quadros constantes de arritmia cardíaca (fibrilação atrial).
Todos os participantes foram submetidos a uma cardioversão elétrica (choque elétrico para restaurar o ritmo normal). Em seguida, foram divididos em dois grupos por seis meses:
1. Um grupo bebia uma xícara de café com cafeína por dia.
2. O outro grupo deixou de tomar qualquer substância com cafeína.
Ao final do estudo, o grupo que bebeu café teve risco 39% menor de ter o retorno da arritmia. Um dos autores do estudo, Christopher Wong, da UCSF, explica que a pesquisa quebra um paradigma na medicina sobre o consumo de café por pessoas com problemas cardíacos.
“Médicos sempre recomendaram aos pacientes com arritmia cardíaca minimizar o consumo de café, mas esse teste sugere que o seu consumo é seguro e pode até mesmo proteger o indivíduo,” opinou.
A fibrilação atrial atinge cerca de 10 milhões de adultos nos Estados Unidos e é mais comum em pessoas acima dos 60 anos ou com sobrepeso.
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6)
Geral Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
Piauí Fevereiro é o último mês para pagamento do IPVA 2026 com desconto no Piauí Mín. 22° Máx. 32°