Terça, 11 de Novembro de 2025
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Direitos

Moradores da zona rural de Sucupira do Norte têm acesso ao fornecimento de energia elétrica

O caso chegou à Defensoria em junho deste ano, quando um representante da comunidade procurou a instituição para relatar a situação de omissão na execução do serviço de eletrificação rural.

11/11/2025 às 09h24
Por: Amanda Lafayette Fonte: Defensoria Pública Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Mirador, interveio de forma extrajudicial junto à Equatorial Maranhão, empresa concessionária de energia elétrica, para a implementação da rede de fornecimento ao Povoado Buritizinho, no município de Sucupira do Norte, beneficiando dezenas de famílias após décadas de espera.

O caso chegou à Defensoria em junho deste ano, quando um representante da comunidade procurou a instituição para relatar a situação de omissão na execução do serviço de eletrificação rural. Diante da gravidade do problema e de seu caráter coletivo, o defensor público Magson Melo iniciou as tratativas extrajudiciais junto à gerência regional da Equatorial, buscando uma solução célere e efetiva para a demanda.

Segundo informações repassadas pela própria empresa, o Povoado Buritizinho já havia sido contemplado pelo Programa “Luz para Todos”, porém o projeto estava paralisado. A partir da atuação da Defensoria e da articulação conjunta do poder público municipal e dos moradores da localidade, foi possível destravar o processo e garantir o início das obras ainda no mês de julho.

Após quatro meses de trabalho, a implantação da rede elétrica foi concluída em novembro, marcando o fim de uma longa espera pela chegada da energia elétrica às residências da comunidade. No último sábado (8), o defensor público Magson Melo foi até a comunidade para verificar a situação e comprovar a atuação da concessionária de energia. “Foi emocionante ver a satisfação e o brilho no olhar das famílias ao acenderem as luzes de suas casas. A energia elétrica representa dignidade, ajuda na qualidade de vida e traz oportunidades de desenvolvimento”, afirmou o defensor público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias