Sábado, 25 de Outubro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Piauí

Em quatro meses, B.O Fácil registra mais de 36 mil atendimentos no Piauí

O B.O Fácil contabiliza mais de 36 mil atendimentos registrados no Piauí desde seu lançamento, no final de junho. A plataforma inovadora é fruto de...

25/10/2025 às 09h22
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O B.O Fácil contabiliza mais de 36 mil atendimentos registrados no Piauí desde seu lançamento, no final de junho. A plataforma inovadora é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O sistema permite que cidadãos solicitem o registro de ocorrências diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia.

Os atendimentos representam também casos que não resultaram em boletim por não se enquadrarem como ocorrência policial ou não serem de competência da ferramenta. Até o momento, foram realizados 15 mil boletins de ocorrência, a média diária de registros é de 136,6 boletins.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SSP-PI

Francivaldo Santos utilizou o B.O Fácil após perder seus documentos escolares. “Perdi meus documentos do ensino médio, então me falaram que eu podia registrar o B.O pelo WhatsApp e gostei muito da rapidez para fazer o registro. Foi tranquilo e prático para realizar esse procedimento, ainda mais no meu caso, que eu precisava dos documentos para receber meu diploma”, relatou. Segundo ele, o suporte recebido durante o atendimento foi suficiente para concluir o registro com segurança.

O atendimento inicial é realizado por inteligência artificial, que recebe mensagens de texto ou áudio e conduz a coleta das informações essenciais, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Quando necessário, o sistema transfere o atendimento para um agente humano, garantindo suporte adequado para casos mais complexos ou delicados. Essa integração entre tecnologia e atendimento especializado proporciona maior agilidade e precisão na análise das demandas.

Após o envio das informações, a denúncia passa por uma triagem feita por policiais civis, que verificam a procedência do relato e confirmam se a ocorrência é de competência do estado do Piauí. Em seguida, o caso é encaminhado para os procedimentos adequados. Ao final do processo, o sistema gera automaticamente um protocolo em formato PDF, enviado ao usuário pelo próprio WhatsApp.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SSP-PI

B.O Fácil oferece três tipos de serviços ao cidadão

Registro de Boletins de Ocorrência: comunicação de crimes ou fatos relevantes à polícia de forma digital, sem necessidade de ir à delegacia;
Canal 190 via WhatsApp: atendimento direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com envio de localização para agilizar o deslocamento de equipes de segurança ou socorro;
Denúncia anônima: envio de informações sobre crimes, suspeitas ou atividades ilícitas de forma totalmente sigilosa.

Para utilizar o B.O Fácil basta enviar as informações da ocorrência por meio do canal oficial no WhatsApp: 0800 086 0190.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias