Sexta, 10 de Outubro de 2025
38°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Serviços Públicos

Certidões de nascimento e casamento agora podem ser emitidas pela internet

Documentos digitais têm a mesma validade jurídica das versões em papel e podem ser solicitados pelo site registrocivil.org.br

10/10/2025 às 13h44
Por: Amanda Lafayette Fonte: Redação Portal Verdes Campos
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Você sabia que é possível emitir certidões e registros civis, como os de nascimento e casamento, pela internet, sem precisar ir ao cartório?

A medida, adotada desde 2019, após a atualização do Decreto nº 9.929/2019, tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços e garantir a segurança do solicitante.

As certidões digitais registram a situação civil da pessoa — nascimento, casamento e óbito — e têm a mesma validade jurídica dos documentos impressos em papel.

O documento é emitido em formato PDF, assinado digitalmente com o certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) pelo cartório.

Como solicitar

Para emitir a certidão, o cidadão deve acessar o site www.registrocivil.org.br.

O acesso pode ser feito de três formas:

  • pelo Gov.br,

  • por cadastro direto na plataforma,

  • ou com certificado digital ICP-Brasil.

Após o preenchimento dos dados, é gerado um boleto de pagamento da taxa de emissão, cujo valor varia conforme o tipo de documento solicitado. O pagamento pode ser feito por Pix, boleto bancário ou cartão de crédito.

No fim do processo, o solicitante escolhe como deseja receber o documento:

  • em formato digital,

  • retirando no cartório escolhido,

  • ou pelos Correios.

A iniciativa busca tornar o processo de emissão de certidões mais rápido, seguro e acessível, especialmente para quem vive em regiões distantes dos cartórios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias