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Obras de reconstrução da ponte que liga MA ao TO estão 75% concluídas, diz DNIT

Nova estrutura que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. A previsão é que a obra seja entregue no fim deste ano.

09/10/2025 às 14h35
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
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Obras de reconstrução da ponte que liga MA ao TO estão 75% concluídas, diz DNIT

As obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitscheck, que liga o Maranhão ao Tocantins, estão com 75% dos serviços executados e finalizados, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A ponte caiu em dezembro de 2024 e a previsão é que a obra seja entregue até o fim de 2025.

A ponte sobre o Rio Tocantins liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnopólis (TO) e faz parte de um trecho da BR-226. O investimento do Governo Federal para a reconstrução da estrutura é de R$ 171,1 milhões.

A estrutura que fará a travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Essa nova estrutura deverá receber um sistema de monitoramento de deformações e vibrações.

De acordo com o DNIT, a ponte terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

O acidente causou a morte de 14 pessoas e até hoje, três seguem desaparecidas, segundo a Marinha do Brasil. São elas Salmon Alves Santos, de 65 anos; Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos.

Um laudo da Polícia Federal apontou que a ponte desabou por conta da deformação do vão central, causado pelo excesso de peso dos veículos.

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Detalhes da nova estrutura

Após o desabamento da ponte, o que sobrou da estrutura foi implodido em 2 de fevereiro e, logo depois, as obras foram iniciadas no local. Foram usados mais de 250 kilos de explosivos.

A estrutura está sendo construída com o método de balanço sucessivo. A técnica é utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente, quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo.

Com isso, a estrutura está sendo executada em segmentos que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço. Eles são colocados um atrás do outro a partir de um ou mais pilares. Em setembro, foram colocados todas as 24 fundações e os 26 pilares da ponte.

As 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE) também foram concluídas e a montagem de cinco das nove lajes foram concretadas.

Ao todo, mais de 500 profissionais se revezam em dois turnos, somando quase 24 horas de trabalho, inclusive aos domingos e feriados, para entregar a estrutura no prazo.

O acidente

O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Maranhão e Tocantins no dia 22 de dezembro de 2024.

A estrutura foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.

O laudo final que aponta as causas do desabamento aponta que a ponte desabou por conta da deformação do vão central, causada pelo excesso de peso dos veículos. O processo de colapso durou entre 15 segundos. O vão central caiu em menos de um segundo.

A perícia da Polícia Federal durou mais de sete meses. Os peritos usaram drones, scanners a laser e modelagem 3D para reconstruir a cena do colapso.

Dos veículos que caíram no rio estavam carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico. O processo de retirada desses materiais ainda não foi finalizado.

 

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