No último dia 20, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou do II Encontro Municipal de Juventude Rural em Quiterianópolis. O evento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, reuniu jovens, lideranças comunitárias e instituições ligadas ao campo. A SDA apresentou políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, especialmente para jovens, mulheres, comunidades tradicionais e para lidar com mudanças climáticas que afetam o semiárido cearense.
Um dos painéis, “Preservar o meio ambiente é cuidar da nossa casa comum: um olhar sobre novas políticas”, conduzido por Rones Maciel (técnico e jornalista da SDA), no qual ele destacou três iniciativas estratégicas: Projetos Paulo Freire, São José e Sertão Vivo. Essas ações visam promover agroecologia, convivência com o semiárido e dar voz aos saberes locais.
O Projeto Sertão Vivo foi um dos que ganhou destaque. Ele prevê fortalecimento de sistemas produtivos resilientes ao clima, acesso à água por meio de tecnologias sociais e valorização dos saberes locais, com prioridade para mulheres e jovens. Também participaram beneficiários do edital São José Jovem, que compartilharam experiências da região.
Maciel comentou que foi “uma oportunidade de apresentar, dialogar e tirar dúvidas dos jovens sobre as políticas públicas do Governo do Ceará, especialmente os projetos voltados à juventude rural”.
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e educadores ambientais também estiveram presentes, debatendo causas e impactos ambientais nas áreas urbanas e rurais.
Para Eduardo Mendes, secretário de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Quiterianópolis, o encontro reforçou o protagonismo da juventude no meio rural. Aproximadamente 80 jovens de várias comunidades participaram, além de lideranças sindicais e políticas regionais.
(Foto: Divulgação/SDA CE)
Mín. 20° Máx. 39°