Sexta, 19 de Setembro de 2025
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Pecuária

IBGE aponta Nordeste como líder na produção de caprinos e ovinos

A região foi a principal responsável pelo avanço, concentrando 96,3% dos caprinos e 73,5% dos ovinos do país.

19/09/2025 às 09h13
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agro Estadão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O rebanho de caprinos no Brasil chegou a 13,3 milhões de cabeças em 2024, alta de 3,1% em relação ao ano anterior. Já o de ovinos alcançou 21,9 milhões, crescimento de 0,3%. Ambos representam recordes históricos, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A região Nordeste foi a principal responsável pelo avanço, concentrando 96,3% dos caprinos e 73,5% dos ovinos do país. “Historicamente, o Nordeste se destaca na atividade devido à adaptabilidade e múltipla aptidão desses rebanhos, com uma maior diversidade na alimentação, para produção de carne, leite e couro”, justificou o instituto.

Na região, o rebanho de caprinos e ovinos cresceu 3,5% em comparação a 2023. No Norte, também houve expansão: 3,6% em caprinos e 7,3% em ovinos.

A Bahia lidera a criação nacional, com 31,6% dos caprinos e 23,5% dos ovinos. Em seguida vem Pernambuco, com 25,7% dos caprinos e 18% dos ovinos.

Os principais municípios criadores de caprinos são Casa Nova (BA), Juazeiro (BA), Floresta (PE), Curaçá (BA) e Petrolina (PE). Já entre os maiores criadores de ovinos, o ranking inclui Casa Nova (BA), Juazeiro (BA), Dormentes (PE), Remanso (BA) e Afrânio (PE).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias