Sábado, 13 de Setembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Cerimônia

Paciente em estado paliativo realiza sonho e se casa em hospital de Teresina

Kleciano Almeida da Silva oficializou a união com Iranilde da Silva, sua companheira há seis anos.

13/09/2025 às 10h15 Atualizada em 13/09/2025 às 10h51
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Jade Araújo/Cidadeverde.com
Foto: Reprodução/Jade Araújo/Cidadeverde.com

Nesta sexta-feira (12), o  ex-caminhoneiro Kleciano Almeida da Silva (42), natural de Codó (MA) e a dona de casa Iranilde da Silva oficializaram a união estável  em uma cerimônia realizada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Kleciano tem insuficiência cardíaca e passa por tratamento paliativo. Ele está internado no HUT há 42 dias e expressou o desejo de oficializar o relacionamento de seis anos com a companheira em uma cerimônia viabilizada pela equipe do hospital. 

O casal reside no Maranhão, mas se mudaram para Teresina devido a internação de Kleciano. Segundo Iranilde, a união foi comemorada por toda a família.

"Minha família está muito feliz que casei aqui. A gente veio e o estado de saúde dele não era bom, agora tá bem, graças a Deus, e aí a gente casou em Teresina. Eles [familiares] estão a chegada da gente no Maranhão. O coração está em festa", disse a mulher.

A médica Carla Sena, oncologista e especialista em cuidados paliativos, explicou que Kleciano tem uma doença crônica sem possibilidade de cura. Segundo ela, o paciente decidiu antecipar a cerimônia ao entender que pode ter pouco tempo de vida.

Segundo Alba Valéria , assistente social da equipe de cuidados paliativos e coordenadora do serviço social do HUT, essa foi a primeira cerimônia de casamento realizada com um paciente em cuidados paliativos na unidade. Ela acredita que a celebração pode inspirar outros pacientes.

“Nós da equipe de cuidados paliativos fomos solicitados para acompanhar essa família e em uma das conferências familiares eles expressaram o desejo de formalizar essa união estável. A gente fez toda uma articulação entre a equipe multi-profissional do hospital, envolvendo todos os setores, desde o maqueiro, enfermeiro, as assistentes sociais, os médicos, nutricionistas, toda a equipe multi-profissional. Com pacientes paliativos é a primeira celebração”, destacou Alba.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias