
Entre 1º de agosto e 4 de setembro, a Operação Shamar realizou 12.081 detenções em todo o Brasil, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A ofensiva foi coordenada para enfrentar a violência contra a mulher e o feminicídio. O balanço mostra ainda que 81.368 vítimas de violência doméstica e familiar receberam atendimento, enquanto 53.188 medidas protetivas de urgência foram aplicadas.
Durante as ações, agentes de segurança apreenderam mais de 2 quilos de drogas, 632 armas de fogo, 11.902 munições e 648 facas — materiais que poderiam ser usados em crimes relacionados à violência doméstica, de acordo com os investigadores.
O ministério destacou que a operação não se restringiu ao caráter repressivo. Foram também desenvolvidas ações de prevenção e conscientização, com foco no fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Realizamos palestras, rodas de discussão e distribuímos materiais informativos em espaços públicos, escolas e comunidades, alcançando diretamente 13,6 milhões de indivíduos em todo o Brasil”, informou a pasta.
Essas ações foram conduzidas com a finalidade de promover mais diálogo sobre igualdade de gênero, fortalecer a rede de apoio e incentivar a denúncia de casos de violência.
“No total, foram mobilizados 65.628 agentes de segurança pública, que efetuaram 181.267 operações durante a ação”, detalhou o ministério.
Segundo Rodney da Silva, diretor da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a operação simboliza “uma era de colaboração entre polícias civis, militares, técnico-científicas, penais, bombeiros e guardas municipais, que trabalharam em conjunto com o Judiciário, Ministério Público e a sociedade civil”.
Ele ressalta que a prevenção, a ação repressiva qualificada e o diálogo são “fundamentos para quebrar o ciclo de violência e proteger aqueles que mais necessitam”.
Segurança Forças de Segurança participam da simulação da Força Nacional do SUS voltada para incidentes com múltiplas vítimas
Piauí Rafael Fonteles comemora aprovação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados
Piauí Nova fase da Operação Faixa Rosa cumpre cinco mandados e amplia combate às facções criminosas no Piauí
Furto Igreja de São Bernardo é invadida no Centro de Fortaleza; sino da torre é furtado
Reforço Piripiri recebe cadela farejadora Fênix para reforçar combate ao crime
Piauí Divulgado resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Polícia Civil do Piauí; confira
Piauí Com crescimento de 218% em três anos, operações aéreas fortalecem segurança pública e defesa social no Piauí
Piauí Com aumento de 218% em três anos, operações aéreas no Piauí fortalece segurança pública e defesa social no estado
Piauí Operações aéreas da SSP crescem 218% em três anos e fortalece a preservação de vidas Mín. 22° Máx. 30°