Domingo, 04 de Janeiro de 2026
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Piauí

Tropas mais preparadas: PM realizou 115 cursos em 2025 e coloca nas ruas policiais ainda mais qualificados

A Polícia Militar do Piauí intensificou, nos últimos anos, o investimento em ensino e qualificação profissional. Somente em 2025, a corporação prom...

03/01/2026 às 09h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Polícia Militar do Piauí intensificou, nos últimos anos, o investimento em ensino e qualificação profissional. Somente em 2025, a corporação promoveu 115 cursos, entre formações regulares, capacitações, estágios e treinamentos especializados. O investimento total chegou a R$ 5.329.655,00, reforçando a política institucional de aprimoramento contínuo da tropa.

De 2022 a 2025, o volume de ações formativas alcançou 354 cursos, contemplando desde formação inicial até aperfeiçoamentos avançados. Nesse período, 11.029 policiais militares concluíram um ou mais cursos, reforçando o compromisso do Governo do Estado e da PMPI com a melhoria dos serviços de segurança pública.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o coronel Paulo Mota, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), o avanço na área educacional é resultado de um planejamento estratégico que valoriza o conhecimento como ferramenta de fortalecimento da atividade policial. Ele destaca que a qualificação amplia a capacidade de resposta da tropa e reforça práticas alinhadas aos princípios constitucionais. “A Polícia Militar do Piauí evoluiu bastante na área do ensino e segue avançando na busca pela excelência do trabalho policial, colaborando para a promoção do bem-estar e das liberdades dos cidadãos piauienses”, afirma o militar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Caso recente reforça impacto do treinamento

A importância real do preparo foi demonstrada em uma ocorrência registrada no dia 14 de novembro, na avenida Maranhão, em Teresina. Durante fiscalização de rotina, a soldado Josyara Dourado, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), salvou um bebê de três meses que estava engasgado. A policial realizou a manobra de Heimlich adaptada para lactentes, restabelecendo a respiração da criança em poucos segundos. A guarnição acompanhou a família até o atendimento de saúde.

A soldado, que também é mãe, ressaltou que o conhecimento adquirido na formação foi determinante para o atendimento. Segundo ela, o curso de primeiros socorros no Curso de Formação de Soldados (CFSD) é fundamental, pois, na maioria das ocorrências, é a Polícia Militar quem chega primeiro.

“O curso de primeiros socorros, no CFSD, é de suma importância para nós, policiais militares. Na maioria dos casos, somos nós, polícia militar, que chegamos na linha de frente no atendimento à população, tomando conhecimento e tendo que agir no primeiro momento para não agravar a situação. Então, se faz necessário ter o conhecimento sobre os princípios de primeiros socorros, pois esse conhecimento aumenta a velocidade de atendimento, que nos primeiros minutos são essenciais para que o desfecho da situação seja favorável para a vítima. Foi o que aconteceu comigo ao me deparar com um bebê engasgado. Agi imediatamente com a Manobra de Heimlich, mas só consegui realizar a manobra porque no curso de formação tive a disciplina de primeiros socorros, que foram aulas teóricas e práticas, e consegui reverter a situação de engasgo da criança de uma forma eficiente porque estava segura de como fazer”, completa a militar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A mãe do bebê, Lúcia Raimunda Mota, também destacou a importância do preparo da policial e o impacto da ação. “O profissional qualificado faz a diferença em qualquer espaço, naquele momento de aflição ela devolveu o ar para meu filho, salvou o amor da minha vida. Então somos gratos a Polícia Militar e desejamos que toda equipe esteja preparada para ajudar a população em todos os momentos”, destaca.

Educação permanente

Com a execução de mais de 350 cursos em quatro anos e milhares de policiais capacitados, a PMPI mantém a política de qualificação como eixo central para o fortalecimento da segurança pública.

Ainda para o coronel Paulo Mota, esse esforço contínuo traduz o entendimento institucional de que o conhecimento é a base do bom serviço policial. “Capacitar é investir na vida. Cada curso, cada treinamento e cada aula refletem diretamente no atendimento à população. Seguimos trabalhando para entregar ao Piauí uma tropa cada vez mais qualificada, responsável e preparada para proteger”, reitera o oficial.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O coronel também reforça o papel central do Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional da PMPI (Cefap) na construção desse novo cenário de capacitação. “O Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional hoje é uma instituição de ensino superior exemplar, que possui um corpo docente de alto nível. São instrutores que têm uma formação tanto interna, quanto em outras instituições de ensino superior do Brasil”, finaliza o militar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias