A Justiça do Piauí condenou Francisco Soares da Silva a 20 anos e 5 meses de reclusão pelo homicídio triplamente qualificado de Luiz da Cruz Monteiro da Silva, ocorrido em 14 de outubro de 2023, no município de Regeneração (145 km de Teresina). A decisão determina que o réu inicie o cumprimento da pena em regime fechado.
De acordo com a sentença, o crime aconteceu por volta das 14h30, no Morro da Zabezinha. O magistrado entendeu que Francisco Soares matou a vítima com golpes de faca, de forma cruel, por motivo fútil e utilizando meios que dificultaram a defesa de Luiz da Cruz.
A denúncia feita pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), durante a fase de investigação, revela que o acusado confessou o crime à Polícia Civil de Água Branca. Segundo seu relato, a motivação teria sido uma discussão, após a vítima dizer que ele teria que deixar a casa onde morava porque “era ladrão” e que perderia o imóvel.
Luiz da Cruz Monteiro da Silva foi morto decapitado na tarde de 14 de outubro de 2023, durante uma briga com o vizinho em Regeneração, Sul do Piauí. Policiais prenderam o suspeito do crime, que também estava ferido.
Segundo o coronel Valdeney Pacheco, comandante do 18º batalhão da Polícia Militar, populares informaram que Luiz da Cruz foi até a casa do vizinho, Francisco Soares da Silva, e iniciaram uma discussão.
“O suspeito contou que estava fazendo comida, quando Luiz da Cruz cortou ele nos braços e no ombro. Francisco Soares decapitou o vizinho com um facão. Ainda não se sabe o motivo da briga”, informou o militar.
Mín. 23° Máx. 38°