Quarta, 03 de Setembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Prisão

Deputado do RJ é preso suspeito de usar mandato em benefício do tráfico

Ele também é apontado por lavagem de dinheiro para três facções diferentes

03/09/2025 às 14h52
Por: Fabio Brito Fonte: SBT News
Compartilhe:
Deputado do RJ é preso suspeito de usar mandato em benefício do tráfico

O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos (MDB-RJ), conhecido como TH Jóias, foi preso durante uma megaoperação, nesta quarta-feira (3), em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele é suspeito de utilizar o mandato para intermediar a compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones destinados a comunidades como o Complexo do Alemão, além de nomear comparsas e familiares de criminosos para cargos na Assembleia Legislativa (Alerj).

O parlamentar é investigado concomitantemente pela Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Polícia Civil do Rio de Janeiro, que se juntaram para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra TH e outros alvos ligados a ele. Ao todo, são cumpridos 18 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal e Estadual, em endereços da Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando R$ 40 milhões, além do afastamento de agentes públicos, suspensão de atividades de empresas utilizadas para lavagem de dinheiro e transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima.

Além do deputado, foram presos:

Luiz Eduardo, assessor de TH;
Gabriel Dias, conhecido como 'Índio do Lixão', traficante de Duque de Caxias.
Também estão entre os alvos: Luciano Martiniano (Pezão), Edgar Alves (Doca), Manoel Cinquine (Paulista), além da própria esposa de "Índio do Lixão", também lotada em cargo parlamentar por indicação do deputado.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que TH Joias e quatro comparsas foram denunciados pelos crimes de associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de uso restrito, com provas de movimentações financeiras suspeitas e repasse de grandes somas em espécie para financiar as atividades da facção.

A investigação revelou que, além de favorecer diretamente o Comando Vermelho (CV), o parlamentar usava empresas e assessores para lavar dinheiro e acobertar as atividades criminosas, consolidando sua ligação com a maior facção do estado.

Em nota assinada por Washington Reis, presidente do diretório regional do MDB, o partido informou que Thiego dos Santos foi expulso da legenda. "TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros", disse. A Alerj não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

O SBT tenta contato com a defesa do deputado e dos demais citados. O espaço segue aberto.

Quem é TH Joias

Thiego Raimundo dos Santos, o TH Joias, é um empresário que ficou famoso por fornecer joias de ouro e diamantes para celebridades, como MC Poze, Neymar, Vinicius Jr., Ludmilla e Deolane Bezerra.

Investigado por supostas relações com o crime organizado, ele ficou preso por 10 meses, entre 2017 e 2018, por suspeita de tráfico de drogas e armas, pagamento de propina a policiais e fornecimento de informações privilegiadas a traficantes.

Ele também é apontado por lavagem de dinheiro para três facções diferentes: Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA). Em 2022, foi condenado a 14 anos de prisão.

A entrada na política ocorreu no mesmo ano, inicialmente como suplente do deputado Otoni de Paula Pai na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2024, com a morte do parlamentar, TH conquistou a vaga de deputado estadual. Ele tomou posse após conseguir o direito de apelar da sentença em liberdade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias