A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDDM-PI) realizaram, nessa quinta-feira (28), a abertura da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, no auditório do Sebrae, em Teresina.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquista para Todas”, o encontro reúne delegadas e representantes de 76 municípios, configurando-se como a maior conferência de mulheres já realizada no estado. O objetivo é construir propostas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas para as mulheres, assegurando democracia, igualdade, diversidade e representatividade.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou o empenho na realização das conferências municipais e territoriais em tempo recorde, com ampla participação popular. “Percorremos mais de cinco mil quilômetros pelo estado, dialogando com mulheres e lideranças. O fortalecimento das Secretarias Municipais de Mulheres tem sido fundamental, pois onde existe esse espaço institucional, as políticas são efetivas e a vida das mulheres é protegida”, ressaltou a gestora.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, enfatizou a importância da participação dos municípios no processo. “Mulheres e homens de diferentes territórios se mobilizaram, mostrando que a luta pela igualdade é coletiva e precisa da união de todas e todos”, afirmou a gestora.
Representando o Ministério das Mulheres, a secretária nacional Sandra Kennedy Viana lembrou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a criação da pasta. “O Ministério das Mulheres é fruto de uma promessa cumprida e temos hoje a missão de correr o Brasil, garantindo a efetivação de políticas que atendam às necessidades de todas as brasileiras”, destacou a gestora.
Já a deputada estadual Elisângela Moura, presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, reforçou a necessidade de ampliar a institucionalidade. “Não dá mais para os municípios funcionarem sem uma secretaria que trate exclusivamente das políticas para as mulheres. Esse espaço é indispensável”, defendeu a parlamentar.
A defensora pública Lia Medeiros, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Piauí, chamou atenção para a luta contra o feminicídio. “Transformar a dor em luta é o que nos une. Precisamos avançar para garantir o direito básico das mulheres: o direito de viver”, afirmou.
Na mesma linha, Brenda Félix, coordenadora do Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, ressaltou a importância de enfrentar o discurso de que o feminicídio é crime passional. “Precisamos nomear o problema: feminicídio é resultado de uma sociedade machista e misógina, que não aceita o ‘não’ das mulheres”, disse a gestora.
A nova presidente do CEDDM, Marlene Veloso, destacou a diversidade das representações presentes. “Sindicalistas, trabalhadoras rurais, prefeitas, secretárias municipais e lideranças sociais mostram a força da luta das mulheres piauienses. Infelizmente, ainda convivemos com perdas trágicas para o feminicídio, mas seguimos firmes na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou a representante.
A abertura também contou com a apresentação do Grupo Ijexá, com música, dança afro e valorização da cultura negra, além da leitura do regimento da conferência. A programação incluiu ainda a Feira de Autonomia Econômica, com exposição e venda de jóias, artesanato em crochê, panos de prato, bolsas em tecido, cosméticos e arte santeira, além de serviços de saúde e bem-estar.
A Conferência Estadual é etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília (DF).
Programação do segundo dia de evento – sexta-feira (29):
8h00 – Credenciamento
8h30 – Apresentação do Painel de Dados do Ligue 180, com a coordenadora geral do Ligue 180 – Ellen dos Santos Costa
9h30 – Apresentação do Observatório da Mulher Piauiense, com a Coordenadora Geral do Observatório da Mulher Piauiense – Maria Clara Fernandes
10h30 – Discussão dos Grupos de Trabalho acerca das propostas apresentados nos Eixos Temáticos
12h00 – Almoço
13h00 – Apresentação e aprovação das propostas
15h00 – Eleição das Delegadas
17h00 – Encerramento
Mín. 21° Máx. 38°