
A Prefeitura de Teresina deu início a um novo processo licitatório para contratar empresa que finalize a construção da Ponte João Claudino Fernandes, popularmente conhecido como Ponte da UFPI. A obra, anunciada em 2019 com o objetivo de conectar as zonas Norte e Leste da capital, está parada.
Segundo publicação no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Administração informou que o custo total estimado da obra ultrapassa R$ 59,2 milhões, o edital completo estará disponível a partir de segunda-feira (25).
As propostas poderão ser enviadas a partir de 2 de outubro de 2025, às 10h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (86) 3198-2014.
(Foto Reprodução/ Eric Sousa/G1)
Imóveis desapropriados
Até agosto de 2025, cerca de 30 imóveis foram desapropriados para a construção da ponte, que passou por duas licitações, mas as empresas vencedoras desistiram. Outras 28 propriedades ainda estão em processo de negociação.
Quando a obra foi iniciada e por que houve paralisações?
A construção da Ponte sobre o Rio Poti teve sua ordem de serviço assinada em 29 de outubro de 2019, com prazo estimado de 14 meses para conclusão. Contudo, a empresa responsável na época declarou não ter condições de concluir o serviço e desistiu do contrato, resultando na interrupção da obra.
O então prefeito, Dr. Pessoa, assinou um novo Termo de Homologação em 4 de julho de 2022, apontando nova empresa vencedora da licitação. A ordem de serviço para a retomada da obra foi assinada em 17 de janeiro de 2023. O gestor previu a conclusão até o fim de 2023.
Política Políticos de todos os espectros homenageiam Raul Jungmann, morto ontem
Transporte 323 mil motoristas já tiveram carteira de habilitação renovada automaticamente, afirma governo
Trabalho Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito Mín. 20° Máx. 33°