A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) realizou nesta terça-feira (12) a terceira reunião ordinária do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo. O encontro debateu a organização e participação dos membros no comitê, além da apresentação do plano de trabalho atualizado com as contribuições para a organização dos grupos de trabalho (GTs) por eixos temáticos e o início das atividades dos GTs com foco nos eixos definidos.
Também durante o encontro os membros realizaram outras atividades e propuseram sugestões sobre os eixos temáticos, com o objetivo de articular ações para o fortalecimento do afroturismo no Maranhão.
Foram analisados cinco eixos estratégicos de ações, entre eles os que tratam de: Memória e ancestralidade; desenvolvimento de roteiros afroturísticos; economia criativa; combate ao racismo no turismo e governança.
O encontro reuniu representantes de diversas instituições públicas que compõem o comitê para tratar sobre as ações de incentivo e incremento da valorização do patrimônio cultural e promover o turismo étnico em todo o estado.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do comitê e o protagonismo do Maranhão no contexto nacional do Afroturismo.
“Nós somos o estado com o maior número de comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares e pela Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial. Isso tem uma importância muito grande, porque essas comunidades possuem vivências e experiências com uma cultura fortalecida e nós precisamos trabalhar para que elas possam ser sustentáveis, gerar oportunidades de negócios e melhorar a qualidade de vida através do turismo de base comunitária”, afirmou.
Érika Verde, representante da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) na reunião, falou da relevância do comitê como um instrumento de salvaguarda da cultura afro no Maranhão. “Esse comitê tem o objetivo de contribuir com ações de salvaguarda do patrimônio, território e de nossas manifestações culturais. É importante pensarmos em ações conjuntas para desenvolver o afroturismo dentro dos territórios quilombolas”, explicou.
Para o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, o comitê tem o papel de fortalecer e valorizar a cultura afro-brasileira no turismo do Maranhão. “O comitê fortalece a atuação nas comunidades tradicionais quilombolas, através da colaboração de diferentes instituições públicas, entidades e lideranças da sociedade civil. Estamos com grande expectativa, porque essa organização valoriza a cultura afro-brasileira no nosso turismo”, frisou.
Comitê
O Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo foi instituído por meio do decreto estadual nº 39.578/2024, assinado pelo governador Carlos Brandão. A iniciativa surgiu como uma instância consultiva, deliberativa e propositiva, com a missão de promover, articular, formular, implementar e monitorar estratégias de fortalecimento do afroturismo em todo o território maranhense, especialmente junto às comunidades quilombolas, afroempreendedoras e demais povos tradicionais.
Mín. 21° Máx. 38°