
A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou nesta quarta-feira (23), a Operação Reset, com o objetivo reunir provas em uma investigação que apura a exclusão indevida de multas de trânsito por servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), em Teresina. A prática ilegal teria beneficiado motoristas infratores e causado prejuízo ao erário público.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, expedidos pela Justiça. As investigações revelaram que, entre fevereiro e junho de 2024, foram excluídas ilegalmente 2.215 multas, totalizando um prejuízo superior a R$ 503 mil aos cofres do município. A fraude também resultou na remoção de 12.393 pontos das carteiras de habilitação dos condutores favorecidos.

De acordo com o coordenador da Deccor, delegado Ferdinando Martins, os responsáveis pelas exclusões já foram identificados e incluem tanto servidores públicos quanto funcionários terceirizados da Strans.
“Vamos dar continuidade às investigações, pois nosso objetivo agora é esclarecer se houve participação de autoridades superiores e eventuais ordens políticas para a prática dos atos ilícitos”, pontuou o delegado.
Os investigados poderão responder por exclusão indevida de dados em sistema público, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão, além de associação criminosa e outros crimes correlatos.
A ação foi realizada em conjunto com a Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e Seccional 2 Divisão 2. A Operação Reset é mais uma iniciativa da Polícia Civil do Piauí no combate à corrupção e à impunidade no serviço público.

Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 38°