
A terceira edição do Festival Melão e Mel, realizado no sábado (18), chegou ao fim com um saldo mais que positivo para o município de Canto do Buriti, no sul do Piauí. O evento encerrou com grande participação popular e resultados promissores para o desenvolvimento da região, com mais de R$ 1,5 milhão em linhas de crédito do Banco do Nordeste, Bradesco, Badespi e outras instituições financeiras.
Promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o festival vem se consolidando como uma vitrine das potencialidades econômicas e culturais do território, atraindo a população em geral. Durante o dia, a programação teve orientações com cooperativas e produtores dentro do Plano Safra, do governo federal, com o objetivo de estimular a produção, emprego e renda. Em seguida, uma noite cultural com os shows de Rey Vaqueiro e Dan Dan Pereira reuniram milhares de pessoas na Arena do Povo.

Atualmente, essa cadeia produtiva em Canto do Buriti produz cerca de 30 mil toneladas de melão por safra, em uma área plantada de 930 hectares. A produção abastece o mercado interno e gera mais de 1.200 empregos diretos, sendo um dos pilares da economia do município.

Para o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, o evento é um exemplo prático de como o turismo aliado à produção local pode transformar realidades. “O Festival Melão e Mel é uma ferramenta de desenvolvimento. Ele promove a economia criativa, valoriza nossos produtos e gera emprego e renda para a população local”, afirma o gestor.
Além do viés econômico, o festival também reforçou a identidade cultural da cidade, com apresentações artísticas, mostra de produtos locais e momentos de lazer e confraternização entre os moradores e visitantes. Para muitos comerciantes e expositores, o evento representou uma oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Com entrada gratuita, o III Festival Melão e Mel teve apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Banco do Nordeste, Badespi e Sebrae, além do patrocínio da Setur.

Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 23° Máx. 39°