
Uma megaoperação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) revelou a dimensão alarmante da extração ilegal de madeira no município de Regeneração, distante quase 150 km ao sul de Teresina. Batizada de Castelo de Barro II, a ação já é considerada a maior operação contra fornos clandestinos de carvão da última década no estado.
A ofensiva ocorreu durante toda a semana passada, após meses de investigação e mapeamento por satélite. As áreas-alvo foram identificadas por meio da metodologia Imai – um sistema de inteligência ambiental utilizado pela Semarh que cruza dados e imagens para localizar focos de crime ambiental com precisão.
“O combate aos crimes ambientais não pode ser feito no escuro. Precisamos usar tecnologia, dados e inteligência para chegar aos verdadeiros responsáveis por esse tipo de devastação”, enfatizou o secretário Feliphe Araújo.

Em campo, a equipe de fiscalização se deparou com um cenário devastador: 35 fornos em atividade, aproximadamente 300 sacos de carvão prontos para venda e uma área de 400 hectares com vegetação nativa desmatada. Espécies como faveiras, ipê, jacarandá, jatobá e marfim foram encontrados entre as árvores exploradas ilegalmente.

“Agora o foco é desarticular toda a cadeia criminosa. Vamos identificar os donos das terras com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e rastrear os estabelecimentos que compram esse carvão, como restaurantes e churrascarias de Teresina. Todos que participam respondem pelo crime”, afirmou o gerente de fiscalização da Semarh, Mário Filho.

A Semarh reforça que a proteção do meio ambiente segue como prioridade e que novas operações já estão sendo planejadas. A força-tarefa vai continuar agindo com firmeza para punir os responsáveis e impedir que os recursos naturais do Piauí continuem sendo destruídos por ações ilegais.

COP30 Maranhão apresenta na COP30 programa pioneiro que integra titulação de terras, igualdade de gênero e preservação ambiental
COP30 Pará recebe R$ 81,2 milhões do Fundo Amazônia para avançar em economia de baixo carbono
Meio Ambiente Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba realiza o Pedal da Gentileza e o III Festival Afrocearensidades
Piauí Piauí desponta entre os estados mais transparentes do país no combate ao desmatamento
Iniciativa Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática
Estudo Pesquisa revela que 60% dos quilombos sofrem invasões e garimpo
Sustentabilidade Maranhão apresenta projeto de gestão sustentável na Conferência do Clima da ONU em Belém
Seca no Piauí Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco municípios do Piauí
Agronegócio Chuvas irregulares prejudicam plantio de soja com atraso de 8% em comparação com o ano passado Mín. 27° Máx. 40°