
O governador Rafael Fonteles visitou, neste sábado (30), em Uruçuí, no sul do Piauí, as obras do Centro de Parto Normal (CPN) e da Central de Diagnóstico, que funcionarão no mesmo prédio e vão ampliar a oferta de serviços de saúde para a população do município e do território de desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. As duas obras são executadas pela Secretaria da Saúde (Sesapi), com um investimento total de R$ 2.744.809,59.
O Centro de Parto Normal está com 35% das obras concluídas e tem previsão de entrega para abril de 2026. O espaço contará com cinco quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP).
Já a Central de Diagnóstico está com 55% dos serviços executados, com entrega prevista para novembro de 2025. O local será equipado com consultórios, ultrassom, mamografia, raios X, eletrocardiograma, endoscopia, densitometria óssea e exames laboratoriais.

“Aqui teremos um verdadeiro complexo de saúde. Voltarei em novembro para inaugurar a Central de Diagnóstico, que será a 11ª das 16 que estamos construindo no Piauí. No mesmo dia, inauguraremos um sonho antigo da população: a UTI do Hospital Regional. E, no próximo ano, retornaremos para inaugurar o Centro de Parto Normal”, afirmou o governador.

Rafael lembrou ainda que o município conta com uma quarta obra em andamento na área da saúde pública, executada pelo Governo do Estado: o Centro Especializado em Reabilitação, com entrega prevista para 2026. “É uma verdadeira revolução na saúde de Uruçuí, resultado da parceria entre o Governo do Estado, o governo federal, as bancadas parlamentares e a prefeitura do município. A saúde pública é prioridade, e essa união é fundamental para que obras como essas sejam executadas”, destacou Fonteles.

O prefeito de Uruçuí, Dr. Gilberto Júnior, reafirmou a importância da integração entre Município, Estado e União. “Quero agradecer ao governador pela sensibilidade e atenção com nossa região. Com esses novos espaços, a população não precisará mais se deslocar para Floriano ou Teresina para ter acesso a esses serviços. É um impacto positivo não só para Uruçuí, mas para toda a região”, finalizou o gestor.
Direitos Sociedade Brasileira de Pediatria é contra projeto que dificulta aborto legal
Vacinação Continente americano perde certificado de região livre de sarampo após 12 meses de transmissão no Canadá
Saúde Cirurgias de contorno corporal devolvem firmeza e proporção
Saúde Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS
Bebidas energéticas Jovem de 21 anos tem insuficiência renal grave após consumir 2 litros de energético por dia
Saúde No Novembro Roxo, Hias reforça importância do cuidado neonatal, acolhimento às famílias e celebra as altas de prematuros Mín. 21° Máx. 40°