
Com o objetivo de resgatar a memória histórica, fortalecer a identidade cultural e promover o turismo sustentável, a Câmara Municipal de São Luís tem se mobilizado em torno de importantes propostas de revitalização de espaços públicos da cidade. Entre os pedidos mais recentes, destacam-se indicações dos vereadores Antônio Garcez (PP) e Edson Gaguinho (PP), que solicitam a recuperação e requalificação da Praça de São Marçal, no bairro João Paulo, e a praia da Guia. Os locais são dois importantes pontos da capital maranhense para prática de atividades culturais e também turismo.
O vereador Antônio Garcez apresentou indicação solicitando a viabilização do projeto para revitalizar a Praça de São Marçal, bairro João Paulo. O pedido inclui também a construção do Memorial de São Marçal, na avenida São Marçal, situada no tradicional bairro. A solicitação tramita na casa legislativa e foi encaminhada à Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
A proposta pretende transformar o espaço em um centro de convivência, cultura e valorização da memória local. A Praça de São Marçal é historicamente reconhecida por ser ponto de referência das festividades juninas, especialmente do encontro dos bois de matraca, zabumba e costa de mão, que se apresentam no último dia de festejo.
A instalação de um memorial no local pretende registrar e perpetuar a importância dessas manifestações populares para o patrimônio imaterial da cidade. Paralelamente, o bairro do João Paulo tem seu legado na história cultural de São Luís.
O vereador Edson Gaguinho encaminhou pedido de revitalização da Praia da Guia. A região, localizada na zona costeira de São Luís, possui grande valor paisagístico, histórico e ambiental, além de ser pouco explorada de maneira sustentável. O local possui ainda, potencial para o ecoturismo, ações de educação ambiental, entre outras atividades, reforçando o víes de espaço cultural.
A necessidade de intervenções se faz relevante também para assegurar o equilíbrio ecológico. A solicitação também está tramitando na Câmara e foi encaminhada às secretarias de Infraestrutura (Sinfra), Meio Ambiente (SEMA) e Cultura (Secma).
As ações se alinham a uma ampla agenda de desenvolvimento urbano sustentável, na qual a requalificação de áreas públicas melhora a infraestrutura urbana, consolida o sentimento de pertencimento da população e estimula o turismo – uma das vocações naturais da capital maranhense, destacam as proposições.
Piauí Agrespi abre consulta pública sobre regras de isenção de pedágio em eixos suspensos de rodovias estaduais
Mandato Gracinha Mão Santa consegue viabilizar mais de R$ 500 milhões para a Planície Litorânea
Piauí Sempi e CEDDM avaliam conferências estadual e nacional de Políticas para Mulheres nesta terça (18)
Processo Seletivo SDA lança edital para seleção de bolsistas do Programa Agente Rural
Piauí Sempi e CEDDM realizam avaliação das conferências estadual e nacional de Políticas para Mulheres nesta (18)
Piauí Sempi e CEDDM realizam avaliação das conferências estadual e nacional de Política para as Mulheres nesta (18) Mín. 27° Máx. 40°