
O funeral de um papa é um evento de enorme importância para a Igreja Católica e para milhões de fiéis ao redor do mundo. Papa Francisco, que morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), havia expressado o desejo de ser enterrado fora do Vaticano, um fato que acontecerá pela primeira vez em mais de um século.
Francisco optou por não ser enterrado na Basílica de São Pedro, onde repousam outros papas, mas sim na Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas marianas mais importantes de Roma, demonstrando sua forte devoção à Virgem Maria.
Uma vela com a imagem do papa Francisco, flores e velas deixadas pelos fiéis são vistas abaixo da escultura de São João Paulo II na entrada principal do Hospital Policlinico A. Gemelli
Francisco também determinou alterações no modelo do caixão. Antigamente, o papa era enterrado em três urnas (cipreste, chumbo e carvalho). Agora, será apenas uma: uma estrutura única de madeira revestida com zinco, refletindo o estilo mais humilde do pontífice argentino.
“Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção”, disse o papa em 2023 ao expressar desejo de ser enterrado fora do Vaticano.
O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.
Durante a aparição pública na Praça de São Pedro, ele acenou para as milhares de pessoas que estavam presentes e fez um apelo aos responsáveis políticos “para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento”.
IPTU Reajuste do IPTU em Teresina
Alerta Barragem Barra do Campestre em Alerta
Moradia Governo propõe ampliação do Minha Casa, Minha Vida para beneficiar classe média
PIB PIB do Brasil desacelera em 2025
Feminicidio Mulher é baleada durante velório da mãe
Chuvas Chuvas intensas provocam alagamentos e transtornos no Piauí
Benefício Pé-de-Meia começa a pagar R$ 1.000 a alunos aprovados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em 2025
Saúde Anvisa registra mais de 500 casos de internações relacionadas ao uso de canetas emagrecedoras
Golpe - WhatsApp Receita Federal reforça que não cobra pagamentos via PIX por mensagens ou e-mail Mín. 22° Máx. 32°