Thursday, 04 de June de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Especiais Tradição e fé

Corpus Christi em Teresina tem tapetes tradicionais, missa com o Arcebispo e procissão hoje (4)

Trajeto de quase 1,6 km liga a Praça Saraiva à Igreja de São Benedito

04/06/2026 às 11h26 Atualizada em 04/06/2026 às 11h31
Por: Alline Portela
Compartilhe:
Divulgação/Arquidiocese de Teresina
Divulgação/Arquidiocese de Teresina

O Centro de Teresina amanheceu mais colorido nesta quinta-feira, 4 de junho de 2026. Os tradicionais tapetes de Corpus Christi, que se estendem por um percurso de aproximadamente 1.580 metros, já estão expostos para o público. A montagem da grande obra de arte a céu aberto mobilizou cerca de 600 voluntários, incluindo fiéis, seminaristas, membros de pastorais e movimentos religiosos da capital.

De acordo com o Padre Valdiano Araújo, responsável pela organização, os tapetes representam uma profunda expressão de fé e adoração ao Santíssimo Sacramento. A tradição remonta ao antigo costume de preparar caminhos para a passagem de reis e autoridades. No contexto católico, simboliza a acolhida de Jesus Cristo na Eucaristia.

“Os tapetes não são o centro da celebração. O centro é a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Eles existem justamente para honrar essa presença e se tornam uma manifestação de fé, amor e adoração”, explicou o sacerdote.

Neste ano, os desenhos e composições artísticas seguem o tema “Ele armou sua tenda entre nós”, inspirado nas Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O percurso foi dividido em 16 trechos estratégicos, onde cada um transmite símbolos e mensagens sobre a vida cristã, a espiritualidade e a missão comunitária da Igreja.

A criatividade e a sustentabilidade são marcas registradas da confecção. Para dar vida aos desenhos, os voluntários utilizaram uma grande variedade de materiais recicláveis e elementos naturais, tais como:

  • Serragem colorida, areia, brita e sal;

  • Borra de café, folhas, palha de arroz e flores;

  • Papelão, algodão e bandejas de ovos.

"Para mim, essa tradição é uma das expressões mais bonitas da união entre fé, arte, serviço e comunidade. Ela nos ensina que a evangelização não acontece apenas dentro dos templos, mas também nas ruas da cidade", destacou o Padre Valdiano.

Programação oficial do dia

A programação religiosa e cultural para esta quinta-feira segue durante toda a tarde no Centro da capital. A procissão oficial sairá da Praça Saraiva (em frente à Catedral de Nossa Senhora das Dores), percorrendo as ruas Félix Pacheco, Rui Barbosa, José dos Santos e Silva e David Caldas, até o encerramento na Igreja São Benedito.

Confira os horários das atividades:

  • 14h: Exposição dos milagres eucarísticos na Praça Saraiva;

  • 15h: Apresentações culturais promovidas pela Renovação Carismática Católica (RCC);

  • 16h: Solene Santa Missa, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva, seguida pela tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários