Sábado, 29 de Março de 2025
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Projeto

Câmara aprova projeto que aumenta a pena para quem dá ou vende bebida a menores de idade

Texto eleva em até 50% o tempo de detenção para quem fornece bebida para crianças e adolescentes. Proposta vai ao Senado.

26/03/2025 às 14h38
Por: Fabio Brito Fonte: G1
Compartilhe:
Câmara aprova projeto que aumenta a pena para quem dá ou vende bebida a menores de idade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) um projeto que aumenta a pena para a pessoa que der ou vender bebida alcoólicas a crianças e adolescentes e o produto for consumido.

O projeto ainda precisa ser analisado pelo Senado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para virar lei.

O texto, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e cria uma hipótese de aumento de pena para o crime de vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar a menores de idade bebida alcoólica ou produtos com componentes que possam causar dependência.

Atualmente, a pena é de detenção de 2 a 4 anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

Pela proposta, se o produto for consumido pela criança ou adolescente, a pena será aumentada de um terço até a metade.

“O aumento de pena não é a grande solução para a criminalidade, mas, em algumas circunstâncias, como essa daqui, pode contribuir um pouco para a irresponsabilidade de quem vende bebida alcoólica para menores de idade”, afirmou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
A Câmara aprovou um projeto semelhante em agosto de 2012, que acabou arquivado no Senado no final de 2022, em razão do encerramento da legislatura.

A proposta votada nesta terça já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família antes de chegar ao plenário da Câmara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias