
Há exatamente um ano, em 23 de março de 2024, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), deu um passo importante para o desenvolvimento da agricultura local ao entregar 30 kits de irrigação para pequenos produtores e horticultores de Elesbão Veloso. Entre os beneficiados estava o produtor Ivonivo Pereira, o “Bolor”, que, com o apoio da secretaria, expandiu sua produção de abóboras e agora se prepara para iniciar a comercialização.
Na ocasião, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Firmino Paulo, entregaram kits de irrigação por gotejamento, cada um com a capacidade de irrigar uma área de 500m². O investimento total foi de R$ 69.975,00, e além de melhorar a qualidade das plantações, trouxe um impacto significativo na renda dos agricultores da região.

Para Bolor, morador da comunidade Monte Castelo, o kit de irrigação foi um divisor de águas. Antes dedicado exclusivamente à produção para subsistência, agora ele se prepara para expandir ainda mais suas atividades. “O kit foi fundamental para aumentar a minha produção de abóboras. Também cultivo melancia, banana, milho e outros alimentos. Hoje, já estou planejando aumentar a área de cultivo e diversificar ainda mais a produção”, afirmou o agricultor.
Segundo o secretário de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Firmino Paulo, as ações do Estado visam impactar diretamente a vida dos produtores, permitindo que eles garantam sua subsistência e ampliem a produção para gerar renda. “Na Sefir, seguimos firmes nesse compromisso de levar tecnologia e infraestrutura aos produtores, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando o desenvolvimento econômico em nossos municípios”, destacou o gestor.

Além do kit, a Sefir também ofereceu capacitação técnica aos produtores de Elesbão Veloso, o que fez toda a diferença no sucesso das iniciativas. “O que faltava para nós era conhecimento, especialmente sobre o preparo do solo. A Sefir nos ajudou muito nesse aspecto e com a entrega dos kits. Se antes a minha produção era voltada apenas para a subsistência, agora os planos são para comercializar e gerar renda com a minha produção”, finalizou Bolor.
Esse é um exemplo claro de como o investimento em equipamentos, tecnologia e capacitação pode transformar a vida de pequenos produtores rurais, ampliando suas oportunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico local.
Agronegócio Plantio da soja 2025/26 avança no Piauí e já alcança 95% da área estimada, aponta Aprosoja
Agricultura Familiar SAF entrega mais de mil toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social no Piauí
Agricultura Familiar Novo PAC vai implantar 80 sistemas de abastecimento de água e 1.132 módulos sanitários em 31 municípios do Ceará
Agricultura Familiar Prefeitura e Governo do Estado realizam entrega de kits e equipamentos para agricultura familiar no Maranhão
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro Mín. 22° Máx. 31°