
Apesar de serem uma possível solução para o estresse hídrico, apenas 58% das águas residuais domésticas passam por tratamento no mundo, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) “Wastewater – Turning Problem to Solution” - Águas Residuais – Transformando Problema em Solução, em português. O documento, na página 12, destaca que esses resíduos podem ser reaproveitados como fonte de energia, nutrientes e outros materiais valiosos.
O relatório também destaca que, por meio desse recurso, seria possível gerar mais de 10 vezes a quantidade de água produzida pelas usinas de dessalinização atuais. No entanto, um dos principais desafios para a reutilização da água é o receio de contaminação por microplásticos e medicamentos antimicrobianos, o que levanta preocupações e intensifica os debates sobre a importância do auxílio de tecnologias.
Esse cenário reflete um desafio global, com impactos distintos em diferentes regiões do mundo. Um exemplo é o aumento expressivo da demanda por água, que dobrou desde 1960. Segundo o Aqueduct Water Risk Atlas, a tendência de crescimento continua, e na América Latina e no Caribe, a expectativa é de um aumento de 43% até 2050.
Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), a gestão sustentável da água é uma questão estratégica para o mundo corporativo. Ele pontua que a escassez hídrica já afeta diversos setores produtivos, elevando custos operacionais, reduzindo a disponibilidade de insumos e ampliando riscos socioambientais.
"A preservação da água não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas uma necessidade estratégica. Em um cenário de escassez crescente, garantir o uso sustentável dos recursos hídricos significa proteger operações, reduzir custos e fortalecer a resiliência dos negócios. Neste mês, em que celebramos o Dia Mundial da Água, em 22 de março, é essencial que as empresas ampliem seu compromisso com práticas mais eficientes e sustentáveis, assegurando não apenas a continuidade de suas atividades, mas também o futuro das próximas gerações”, conclui.
Safra 2025/2026 Brasil deve alcançar produção recorde de grãos, mas instabilidade climática preocupa
Cidadania Incra firma primeiras parcerias do programa Terra Cidadã com prefeituras do Ceará
Defesa Agropecuária Maranhão inicia segunda etapa da atualização cadastral de rebanhos Mín. 26° Máx. 40°