
O Projeto de Lei 4121/24 estabelece um marco regulatório para a administração pública, especialmente quanto a competências do Poder Executivo, abordando ainda a eficiência e a gestão. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
“Ao definir normas gerais para a administração pública, ests proposta consolida e simplifica a legislação atual, contribuindo para maior segurança jurídica”, explicou o autor do projeto, deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS).
Procedimentos uniformes
O texto abrange o exercício da função administrativa, abrangendo atos, processos e mecanismos de controle. O objetivo é uniformizar os procedimentos em todas as esferas de governo, buscando eficiência, transparência e prestação de contas.
O projeto introduz regras que garantem o respeito à legalidade, à impessoalidade e à proporcionalidade nas decisões administrativas. Prevê ainda uma transição, a fim de evitar prejuízos aos cidadãos e garantir a adaptação gradual às diretrizes.
A proposta também disciplina a prestação de serviços. Órgãos públicos deverão adotar ferramentas tecnológicas para otimizar os processos, além de garantir o acesso público a informações e promover a participação cidadã na fiscalização.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão especial debate desafios federativos na segurança pública
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova criação de estatuto para guardas civis patrimoniais municipais
Câmara Comissão aprova adicional salarial para professores que atendem alunos com deficiência
Câmara Comissão discute criação de núcleos de mediação de conflitos trabalhistas
Câmara Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças
Câmara Comissão debate reflexos da reforma administrativa no serviço público
Câmara Motta critica governo por se opor à votação do marco legal contra crime organizado
Câmara Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrante de organização criminosa
Câmara Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas Mín. 23° Máx. 39°