Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Segurança

Ações das Forças de Segurança resultam na apreensão de 612 armas de fogos em janeiro de 2025

Esse foi o melhor resultado no número de armas de fogo apreendidas no Ceará em números absolutos desde junho de 2023 quando foram recolhidas 623 ar...

14/02/2025 às 10h15
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Esse foi o melhor resultado no número de armas de fogo apreendidas no Ceará em números absolutos desde junho de 2023 quando foram recolhidas 623 armas

Resultado das ações estratégicas desempenhadas pelas Forças de Segurança, o Estado registrou um aumento de 5,5% nas apreensões de armas de fogo no mês de janeiro de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, em todo o território cearense. Durante o primeiro mês de 2025, foram apreendidas 612 armas de fogo, 32 artefatos a mais em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram apreendidos 580 dispositivos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Esse foi o melhor resultado no número de armas de fogo apreendidas no Ceará em números absolutos desde junho de 2023 quando foram recolhidas 623 armas de fogo.

A região que apresentou maior aumento foi a região Interior Norte, que alcançou um incremento de 20,9% nas apreensões de arma de fogo no quadro comparativo de janeiro do ano passado. Em janeiro de 2025, 214 armas foram apreendidas. Já no mesmo mês do ano passado, 177 artefatos foram retirados de circulação devido ao trabalho das equipes da Segurança Pública do Estado. Em números absolutos, o resultado do Interior Norte foi o melhor dos últimos 62 meses.

“Em janeiro, apreendemos 612 armas de fogo no Ceará, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa cerca de 20 armas retiradas de circulação por dia e quase uma por hora, reforçando nosso compromisso no combate ao crime. Para alcançar esse resultado, intensificamos o policiamento ostensivo da Polícia Militar, aumentando as abordagens, e fortalecemos as investigações da Polícia Civil para desarticular grupos criminosos. Além disso, investimos em tecnologia e no reforço dos efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Forense. Essa estratégia tem nos permitido não apenas apreender mais armas, mas também reduzir os crimes mais violentos e combater o tráfico de droga”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

O gestor da SSPDS destacou, ainda, o aumento na apreensão de armas de fogo na Região Norte do Estado. “Destaco ainda o crescimento de 21% nas apreensões na Região Norte, que é uma região que nos preocupa bastante. Reforçamos o contingente e intensificamos as operações para identificar criminosos e entregá-los à Justiça”, finaliza.

Outras regiões

Além disso, também foi registrado um aumento de 9,0% nas apreensões de armamentos na região Interior Sul, um incremento de 12 armas apreendidas no comparativo. Em janeiro deste ano, foram apreendidas 145 armas de fogo; já em janeiro de 2024, 133 dispositivos haviam sido apreendidos.

Redução nos roubos

Outro resultado positivo divulgado esta semana foi o dos indicadores de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) que, em janeiro deste ano, registraram uma redução de 27,1% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior em todo o Estado. A redução foi registrada em todas as regiões do Ceará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias